ABASTECIMENTO: Qual tipo de água escolher?

Escrito por

 

 

 Sofre com falta d’água?

Como escolher o melhor sistema de abastecimento conforme sua casa.

 

 

A função do reservatório (caixa d’água) é armazenar água para proporcionar aos usuários da residência utilizar a água em casos de falta de água por parte do abastecimento público ou mesmo por precaução devido a não continuidade do abastecimento.

Em grande parte do nosso estado e até em outros estados do Brasil, há uma grande deficiência na continuidade no abastecimento público de água.

Isso pode trazer aos usuários grandes transtornos, pois, se não houver uma forma de armazenar a água em quantidade suficiente para os dias de falta de água, os usuários ficarão sem água.

Nós podemos resolver este problema se dimensionarmos os reservatórios, ou seja, se soubermos calcular a capacidade certa do reservatório a ser utilizado, consequentemente não seremos pegos de surpresa em razão de falta d’água.

Mas antes de definir o tamanho do reservatório á ser utilizado é necessário que saibamos de algumas informações importantes.

De acordo com a NBR 5626/98, ou seja, Norma brasileira que define o Projeto, Execução e Manutenção das instalações de Água Fria, existe uma maneira para definir a capacidade correta dos reservatórios inferior e superior.

Para isso vejamos alguns tipos de abastecimentos mais utilizados :

Sistema de Distribuição Indireto sem Bombeamento

Neste tipo de sistema utiliza-se somente o reservatório superior para alimentar a residência.

Não há uso de reservatório inferior (cisterna) e também não há uso de conjunto moto bomba para alimentação do reservatório superior, pois, o mesmo é abastecido por gravidade.

Ou seja, a própria pressão do abastecimento público é suficiente para abastecer o reservatório superior.

Este tipo de sistema é o mais utilizado em residências devido à sua facilidade na hora da distribuição da instalação e também devido à economia de energia, pois, com a utilização do sistema elevatório (uso de moto bomba) haveria um aumento significativo na conta de energia elétrica.

Sistema de Distribuição Indireto com Bombeamento

Para este sistema é necessário o uso de conjunto moto bomba, e também é necessária a instalação de um reservatório inferior.

Este reservatório inferior será abastecido por gravidade pela tubulação da rede pública de água e através de uma bomba d’água a água será conduzida do reservatório inferior para o reservatório superior.

Este sistema é utilizado no caso em que a pressão da rede pública de água não é suficiente para abastecer o reservatório superior.

 

 

 

 

 

 

Nos dois esquemas acima é necessário que os reservatórios sejam dimensionados, sendo que no Sistema de Distribuição Indireto sem Bombeamento da casa na ilustração o reservatório inferior é o poço semi-artesiano, não havendo a necessidade de ser dimensionado.

A foto que  trata de um edifício com reservatório inferior e superior, requer a necessidade de dimensiona-los.

É importante frisar que após o dimensionamento da capacidade do reservatório de edifícios é preciso acrescentar de 15 a 20% desse total para reserva de incêndio.

 

* A seguir: como dimensionar o reservatório

Fonte: Catálogo Tigre
Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: gaf.arq, monicaewagner