Kit Farmácia para Cães, Conforme o Destino

Antes de viajar, peça ajuda ao seu veterinário de confiança para montar um “kit farmácia” para o seu cão. Convém levar antialérgicos, soro fisiológico e um antisséptico para limpeza de feridas.

Tenha o Endereço de um Veterinário no Destino

cachorro carro

Acidentes acontecem, por isso esteja preparado caso seja necessário algum socorro médico para seu animal.

Tenha consigo o telefone e endereço de uma clínica veterinária nas proximidades do seu local de destino.

Pulgas, Carrapatos e Outros Parasitas

Antes de viajar, proteja o seu animal contra os parasitas. Aplique produtos contra pulgas, carrapatos e faça uma vermifugação preventiva.

Informe-se Sobre as Doenças Endêmicas de Cães do Destino

Há determinadas doenças que atingem regiões específicas do país e que necessitam de precauções específicas. As regiões litorâneas, por exemplo, são alvo da Dirofilariose, também conhecido como verme do coração.

O verme do coração causa uma infestação perigosa que pode ser fatal. Os cães que vão para o litoral devem tomar o vermífugo específico contra a dirofilária antes da viagem.

O vermífugo confere proteção por 30 dias, devendo ser repetido caso a viagem se estenda além deste período.

Cuidados com o Cão Após o Banho de Mar

Por falar em litoral, os cães normalmente divertem-se muito na praia e no mar.

Os mergulhos no mar não causam mal nenhum e são um excelente exercício para os caninos.

Após a praia, porém, deve-se lavar o cão com água corrente doce para retirar o sal, que resseca a pele e a pelagem.

Não é necessário usar shampoo sempre que o cão entrar no mar, o mais importante é o banho de água doce e secar bem o animal depois.

Hospedagem com seu Cachorro

cachorro hotelAtualmente mais e mais hotéis e pousadas têm aceitado receber hóspedes que viajam na companhia de seus cães.

Para que esta tendência continue, devemos sempre ter em mente o respeito pelo estabelecimento e pelos demais hóspedes do hotel.

Não deixe que seu cão suje, danifique ou perturbe com latidos o bom funcionamento do hotel. Se preciso, faça uma preparação e ensine alguma educação básica antes de encarar uma viagem com o seu cachorro.

Seja consciente!

Dica: para uma melhor adaptação do cão, ao chegar no destino não vá diretamente para o quarto do hotel. Faça um passeio pelos arredores, para que o cachorro se situe, sinta os cheiros, sons, se adapte ao novo ambiente. Desta forma ele estará mais tranquilo quando for para um local fechado.

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.