Viajando de Carro com Seu Cão

Escrito por

 

Vai viajar de carro e não sabe como levar seu amigo de quatro patas?

Aqui você encontra tudo o que precisa saber para uma viagem tranquila e segura!

Como Devo Transportar um Animal no Carro?

Os cães, para serem transportados no automóvel, devem estar seguros e jamais podem estar soltos no carro.

cachorro carroUm animal solto implica em grandes riscos de acidente, tanto para o animal quanto para os demais passageiros, pois ele pode se assustar e saltar para cima do motorista.

Mesmo que seu cão seja pequeno, viajar com ele solto também pode trazer riscos – já houveram casos de cachorros que enfiaram debaixo dos pedais do motorista e causaram graves acidentes.

Além disso, a viagem em contentores adequados é uma obrigação prevista por lei e o condutor que não a cumprir está passível de multa.

Portanto, se vai transportar o seu animal de estimação, você precisa de uma caixa de transporte adequada ao tamanho do animal ou de um cinto de segurança para cães.

Equipamento para Viagem de Carro com Cão: Como Escolher?

A caixa de transporte própria para animais de estimação é a forma mais segura e eficiente de levar um animal em viagem.

A caixa não deve ser nem muito pequena, nem muito grande. O animal deve poder ficar de pé e dar uma volta sobre si mesmo.

O tamanho da caixa não precisa ir além disto, pois nesta situação os cães preferem se sentir protegidos, como numa toca, do que estar com espaço demais.

A caixa de transporte deve então ser colocada em um local seguro no carro e amarrada para que não seja projetada em caso de acidente. Lembre-se de manter desocupados os espaços para ventilação da caixa.

Se o cachorro for grande demais ou se não for possível ter uma caixa de transporte por qualquer motivo, pode-se optar pelo cinto de segurança.

O cinto de segurança para cães é um equipamento que prende a coleira do cão no encaixe do cinto de segurança do próprio automóvel.

Atenção: nunca utilize uma coleira de pescoço no cão com o cinto de segurança. Para segurar o cão no cinto deve-se utilizar uma coleira do tipo peitoral com tiras largas e de preferência acolchoadas, para não ferirem a pele do animal em caso de uma freada brusca.

O Que Levar para o Cachorro numa Viagem de Carro?

Toalhas, potes de água e comida, alimento para o tempo da viagem com alguma margem a mais, carteira de vacinas, pente/ escova, cama do cachorro, coleira e guia extras e algum osso para roer ou brinquedo.

Coleira e Identificação Sempre!

Lembre-se que seu cachorro estará longe de casa, num local estranho, e que por isso pode perder-se com mais facilidade.

Mantenha seu cão sempre com coleira que contenha alguma forma de identificação e um telefone ou endereço de contato. Não esqueça de colocar o código de área ou país.

Como Saber se o Cão Vai Enjoar?

cachorros carroAlguns cães, sobretudo os filhotes, podem enjoar ao andar de carro.

O sinal principal de que o animal está enjoado é o começar a babar. Se o animal começa a babar muito certamente irá vomitar em seguida.

Evite alimentar o animal por duas horas antes da viagem de carro para minimizar este problema.

Os enjôos também podem ser amenizados com uma adaptação gradual do cão ao carro. Faça pequenos passeios de cada vez antes de fazer uma viagem longa para observar a reação do cão e promover quaisquer mudanças que se msotrem necessárias.

Os enjôos costumam melhorar conforme o cão envelhece, depois dos dois anos de idade, e há raças que enjoam com maior facilidade. Em casos muito dramáticos pode-se pedir ao veterinário um comprimido que ajude o animal a viajar melhor.

Paradas Necessárias ao Cão na Estrada

Faça uma parada e permita que o cão saia do carro a cada duas ou três horas. Ofereça água e leve-o até algum local onde possa fazer suas necessidades. Atenção ao asfalto das rodovias, que podem queimar as patas do cão em dias quentes.