Dirofilariose canina – não dê bobeira com esta doença!

A Dirofilariose canina, mais conhecida como “verme do coração” é uma doença grave, mas de simples prevenção! Entenda como manter seu cão em segurança.

O que é a Dirofilariose?

A Dirofilariose é uma doença de curso crônico, causada pelo parasita Dirofilaria immitis. Este parasita também é conhecido como o “verme do coração”, pois diferente da maior parte dos vermes, que são intestinais, a Dirofilaria se aloja na base do coração e artéria pulmonar, o que a torna uma parasitose de grande risco.

Os cães são os principais animais a sofrerem com esta doença, mas a Dirofilaria também pode infectar outros mamíferos e até mesmo o homem – é uma zoonose!

De que forma meu cachorro pode contrair a Dirofilariose?

Mosquito Tipo Aedes
Mosquito Tipo Aedes

A transmissão da doença é feita através da picada do mosquito dos gênero Aedes, Culex e Anopheles. O mosquito, quando se alimenta do sangue de um animal doente, ingere as microfilárias, que são as formas jovens da Dirofilaria.

As microfilárias se desenvolvem no organismo do mosquito e, ao picar outro animal, o mosquito transmite para o animal sadio as microfilárias.

A Dirofilariose é uma doença que ocorre em todo o mundo. No Brasil, os principais estados com animais infectados são Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro.

Quais são os sintomas da Dirofilariose?

A maior parte dos animais permanece sem sintomas até que a doença esteja bastante evoluída. Com o tempo, os vermes adultos atingem tamanhos tão grandes e em tanta quantidade, que o animal desenvolve insuficiência cardíaca, ou seja, o coração não consegue mais funcionar de forma adequada.

O animal então apresenta tosse, falta de ar, diminuição do peso, coloração mais escura da língua, intolerância ao exercício e pode haver distensão do abdômen por acúmulo de líquido.

Como saber se meu cão está infectado pela Dirofilaria?

O diagnóstico da Dirofilariose pode acontecer de duas formas. Uma delas consiste em um exame de sangue simples, onde podem ser encontradas microfilárias. A segunda forma detecta se há reação do corpo contra os vermes adultos, também através de uma amostra de sangue.

Como posso prevenir a Dirofilariose o meu cão?

Um cachorro prevenido é um cachorro feliz!
Um cachorro prevenido é um cachorro feliz!

A prevenção da doença é simples. O animal deve receber uma dose de vermífugo eficiente contra a Dirofilaria uma vez ao mês.

Nem todos os vermífugos no mercado são eficazes contra o Dirofilariose, por isso é importante pedir ao atendente um vermífugo eficaz contra o “verme do coração”.

Quais as formas de tratamento contra a Dirofilariose?

Atualmente existem alguns programas de tratamento contra a Dirofilariose, mas que são longos e precisam do acompanhamento intensivo do médico veterinário. O programa de tratamento irá variar de acordo com a situação de cada cão.

Porém, os efeitos colaterais do tratamento podem ser ainda piores que os sintomas doença, caso esteja já em estado avançado. Muitos animais acabam não resistindo ao tratamento. Por esta razão é muito importante o foco na conscientização e prevenção da doença.

Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.