[h2 type=”2″ width=””]Como educar ou adestrar seu cão[/h2]
A próxima fase é a captura do comportamento desejado.
Com o uso do Clicker é possível capturar praticamente qualquer tipo de comportamento.
Comece capturando um comportamento simples, como o sentar, e vá exigindo comportamentos mais complexos gradativamente.
Há duas formas básicas de se capturar um comportamento: podemos induzir o comportamento (luring) ou esperar que o animal expresse o comportamento espontaneamente (shaping).
No Luring, ou indução, podemos, por exemplo, colocar a mão com o petisco no focinho do animal (cão ou gato) e levantar a mão lentamente em direção à cauda, induzindo a posição de sentar.
Assim que o animal assumir a posição sentado, clique e recompense. Depois que o animal entender o movimento, associe o comando verbal e gestual.
Quando usamos o Shaping, ou modelagem, devemos esperar que o animal assuma a posição sem a nossa interferência. Observe o animal e, assim que realizar o comportamento desejado, clique e recompense.
É necessário um pouco mais de tempo e paciência, mas o Shaping é muito útil para capturar comportamentos difíceis de serem induzidos, como espirrar ou fazer xixi.
O mais importante no treinamento com o Clicker é ter o timming certo. Ou seja, clicar no momento exato do comportamento para que o animal não tenha dúvidas sobre o que desejamos que ele faça.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Crianças e o Clicker[/h2]
[space][space]O Clicker é uma ferramenta de treinamento muito eficaz.
Porém, se usado de forma inadequada, pode causar confusão no animal.
As crianças podem participar do treino com o Clicker, desde que tenham já a capacidade de discernir o comportamento desejado e habilidade suficiente para recompensar rapidamente o animal.
De toda forma, qualquer interação entre crianças e animais deve ser sempre supervisionada por um adulto.