[space][space][space]O que é Clicker?[clear]
O Clicker é uma ferramenta de treino baseada no condicionamento operante pelo reforço positivo.
O Clicker em si nada mais é do que uma caixinha com uma lingueta de metal, que faz um barulho de “click” quando acionado.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O método do Treinamento de cachorro com Clicker[/h2]
O método do Clicker (Clicker Training) foi idealizado pela treinadora de animais marinhos Karen Pryor. Num momento onde o treinamento de cães era muito baseado na indução com enforcadores e guias e estímulos negativos,
Karen percebeu que esses métodos seriam inviáveis quando se tratava de golfinhos e orcas.
O reforço positivo, ou seja, o uso de uma recompensa, seria a única forma de conseguir que tais animais executassem os comportamentos desejados.
O Clicker é então um marcador do comportamento desejável. Toda vez que os animais de Karen executavam um salto na água, por exemplo, eles ouviam um “click” e sabiam que seriam recompensados.
O método do Clicker funcionou tão bem que rapidamente passou a ser utilizado por outros treinadores de animais silvestres em todo o mundo.
Através do treinamento com o Clicker foi possível fazer com que grandes mamíferos como ursos, leões e gorilas, ficassem calmos e facilitassem exames veterinários.
Hoje em dia esse método de treino é amplamente utilizado também para o condicionamento de animais domésticos, como cavalos, gatos e, sobretudo, cães.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Como utilizar o Clicker em adestramentos[/h2]
O primeiro passo é “carregar” o Clicker.
Nesta fase iremos apenas apresentar o Clicker ao animal e associar o som do “click” a um estímulo positivo.
Apenas clique e dê a recompensa – um petisco que o animal goste bastante, pode ser um grão da própria ração, um pedacinho de biscoito canino, bifinho ou frango cozido.
Observe se o animal, ao escutar o barulho do “click”, já procura pelo petisco.
Quando ele demonstrar que associou o som à recompensa, pode-se passar a segunda fase.