Reduza o Estresse dos Pets em Festas e Viagens

Escrito por

Seu lar é pacato, mas de repente você resolve dar uma festa ou sair para viajar. Esses são motivos suficientes para que os seus cães ou gatos fiquem nervosos. Veja a seguir alguma medidas que você pode tomar para aliviar o estresse dos pets nessas ocasiões.

Em ocasiões fora da rotina do animal ele pode sentir muita ansiedade. Isso ocorre não apenas por conta da simples mudança do ambiente como também porque seus sentidos são bem mais sensíveis.

bulldog phonesCães possuem a audição dez vezes mais potentes que a nossa, por exemplo. Gatos podem temer a enorme atenção que ganham, ou simplesmente quando saem de suas casas para outro destino.

A audição dos cachorros é dez vezes mais aguçada que a dos humanos. Se o pet não estiver acostumado com fogos de artifício, por exemplo, vai ficar com medo por achar que o barulho é dentro do lugar onde ele está.

Dessa forma eles podem acabar se escondendo em locais de difícil acesso ou simplesmente fugindo. Sem contar com a mudança no padrão da alimentação e o aumento de ataques contra até mesmo seus próprios donos.

Esteja Sempre Perto do seu Animal

Nessas ocasiões, seu animal precisará de você ou de outra pessoa de confiança por perto. Caso contrário haverá mais riscos de estresse e impulsos de fuga.

Assim como se fosse uma criança, tente envolvê-lo lentamente à ocasião da festa ou da viagem. Transmita segurança para o bichinho.

Gatos em viagens podem se estressar muito. Aqui o ideal é arranjar um cantinho fixo para ele se instalar.

Treine seu Cachorro para Não Sentir Medo

Poucos meses antes de festas onde fogos de artifícios tomam conta, aproveite para acostumar seu animal. Existem CDs que reproduzem o som dos estouros e podem servir para treinar os animais.

Você pode associar os estouros com alguma brincadeira onde ele pode ganha um prêmio. Como, por exemplo, saltar a cada um deles e retirar um biscoito da sua mão.

Quando o Barulho é Externo

gato braboFestas de rua como Ano Novo, Carnaval, São João e outras podem assustar seu bichinho de fora para dentro de casa. Janelas e portas fechadas são fundamentais.

Se o seu animal costuma ficar no quintal, recolha-o. No susto, ele é capaz de ir para rua e se perder.

Se você achar que poderá adiantar, coloque uma música ou um programa de tevê com sol alto dentro de casa. Isso poderá abafar os ruídos de fora.

Vai Ter Festa ou Viagem? Canse seu Bicho de Estimação Durante o Dia

Horas antes de festejar ou pegar a estrada, coloque as crianças para brincar bastante com o animal. Esse cansaço vai contribuir para um comportamento mais dócil do seu pet durante a festa ou a viagem.

Use Coleira

caoDeixe o seu cão na coleira durante a primeira meia hora de festa. Isso ajudará que fique mais tranquilo e se acostume com calma.

Gatos, no entanto, nem sempre utilizam coleira. Para resolver o problema, acostume-o com meses de antecedência. Eles não se acostumam com ela de uma hora para outra. E sempre dão um jeito mágico de tirá-las.

A dica é colocar a coleira no felino toda vez que for alimentá-lo, de modo que ele associe o acessório ao uma coisa boa.