Dê preferência aos alimentos úmidos no verão

comida cachorroAs rações secas contêm apenas 10% de umidade e por isso absorvem muita água do organismo durante o processo de digestão. Durante os meses mais quentes é mais indicado o uso de alimentação úmida para os cães.

Uma opção divertida é colocar o alimento úmido no congelador, os cães adoram poder se deliciar com a comida enquanto se refrescam.

Tosar raças muito peludas? Sim ou Não?

cachorrinhoDepende. Cães nos quais a tosa faz parte da manutenção da raça devem sim ser tosados em uma versão mais curta que o habitual, para que estejam mais frescos. É o caso do Poodle, Maltês, Shih Tzu, Yorkshire, Cocker Spaniel, Schnauzers, entre outros.

Porém, em outras raças, o pêlo funciona como um isolante térmico, protegendo a pele dos raios solares, e a tosa pode prejudicar a pelagem. Converse com criadores experientes e tosadores para saber a cerca da indicação de tosa para a raça em questão.

Cães brancos x cães pretos

É verdade que animais de pelagem preta absorvem mais calor, portanto tenha especial atenção com seu cachorro preto ou de pelagem muito escura.

Os animais brancos, por sua vez, estão mais expostos às doenças provocadas pelo sol, como o câncer de pele. Convém usar protetor solar canino nas áreas expostas, como o focinho e barriga. Mas não vale protetor solar humano, este pode ser tóxico aos cães!

Tenha especial atenção se seu cão estiver na lista dos braquicefálicos

buldogueOs braquicefálicos são os Boxers, Buldogues, Pugs, Pequineses, Boston Terriers e todos aqueles cães que possuem focinho curto.

Nestas raças a troca respiratória é ainda menos eficiente e estes cães morrem facilmente pelo excesso de calor.

Uma caminhada numa manhã de muito sol pode ser suficiente para causar uma hipertermia fatal nestas raças.

Cuidado com as piscinas – nem todos os cães conseguem nadar!

As piscinas podem ser ótimas formas de se refrescar e alguns cães se divertem muito com elas. Porém tenha atenção às raças pesadas e de patas e focinhos curtos – os buldogues, por exemplo, não conseguem nadar.

Filhotes também podem se afogar se caírem em uma piscina. Outros cães não conseguem sair da piscina e acabam por se afogarem devido ao cansaço. Portanto, piscina no verão pode sim, mas com supervisão sempre!

Por fim, esteja atento aos sinais de insolação

Se seu cão estiver demasiadamente ofegante, com olhar vidrado, apático, apresentar diarreia ou vômitos, febre, dificuldade de ficar em pé ou caminhar, convulsões, ele pode estar com hipertermia.

Envolva-o numa toalha gelada e leve-o imediatamente ao veterinário.

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.