Estou Pronto para Ter um Cachorro?

Original: https://www.fazfacil.com.br/pet/pronto-pra-cachorros/ Escrito por

Um animal de estimação é um ser vivo como você: possui necessidades básicas de alimentação, lazer e cuidados com a saúde, especialmente no caso do cachorro. Além disso, precisa ser criado num espaço adequado para sua espécie. Você tem toda essa disponibilidade para um cão? Descubra a seguir.

Principalmente quando falamos de cães – os animais de estimação preferidos nos lares brasileiros – precisamos ter em mente que a rotina da família vai mudar, e muito!

Cachorro: Uma Responsabilidade para uma Vida Toda

Os cachorros vivem em média 15 anos. Lembre-se que ele não terá ninguém, além de você e sua família, para cuidar e olhar por ele.
É necessário pensar sobre quem cuidará do cão caso a família saia de férias; ou como leva-lo se você precisar se mudar.

Os cães são animais de matilha, ou seja, vivem em grupos. Dentro da matilha, eles se apoiam, dividem alimento, brincam e descansam juntos. Por isso, é essencial que seu cão conviva com a família, interaja e tenha companhia.

Se você trabalha o dia todo e espera que o cão passe muitas horas do dia sozinho, é melhor não ter um cachorro.
Ele se tornará um animal ansioso, que certamente desenvolverá hábitos destrutivos e poderá latir incessantemente, acarretando problemas com a vizinhança.

Exercícios Físicos para Cães

brincando com bola

A bola é o brinquedo predileto dos filhotes

Se você é daqueles que adora caminhar, correr e praticar esportes, um cachorro será um excelente companheiro! Caso contrário, pense em adquirir outro animal de estimação.
Cães adoram passear e fazer exercício, isso os relaxa e é muito importante para seu equilíbrio.

Vale ressaltar que simplesmente ter acesso a um quintal não é suficiente para que o cão se exercite de forma adequada, é preciso levá-lo para caminhar, ver outras pessoas, cães, cheiros e barulhos.
Ao mesmo tempo, cães podem se adaptar a viverem em apartamentos pequenos, desde que se exercitem diariamente.

Animal Não É Brinquedo

Não adquira um animal de estimação simplesmente para fazer um agrado a seus filhos. Animais sentem fome, frio, medo e não podem ser desligados e guardados no armário se as crianças perderem o interesse.
Além disso, crianças não possuem maturidade nem condições físicas e psicológicas de assumir responsabilidade por um ser vivo.

Elas podem ser incluídas nas tarefas que envolvem o animal e devem ser educadas sobre a forma correta de trata-lo, porém a responsabilidade é inteiramente do adulto.

Levar para casa um cachorro cujas necessidades são totalmente contrárias ao seu estilo de vida pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.

Esteja Preparado para as Despesas

cachorroVocê precisará separar uma quantia mensal para comprar alimento de boa qualidade e produtos antiparasitários. O cão deve ser levado ao veterinário ao menos uma vez ao ano para consulta e vacinas.

Se o animal ficar doente, pode precisar ser internado ou passar por uma cirurgia, e os custos serão altos. Fora isso, algumas outras despesas incluem vasilhas para alimento e água, coleiras e guias, casinhas, camas e brinquedos.

Algumas raças também necessitam de tosas periódicas para manutenção da pelagem. No mais, seja criterioso na sua decisão e jamais leve um animal para casa sem o consentimento de toda a família.Tenha a certeza que poderá dar a ele atenção e cuidados necessários para o resto de sua vida.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: gomagoti, llee_wu