Doenças Oculares Felinas

Muitos fatores podem levar a problemas oculares nos gatos: genética, vírus, baixa imunidade, trauma direto etc.

gatoOs gatos jovens e que têm acesso ao exterior podem sofrer de conjuntivites virais e traumas causados por quedas ou “peripécias” em cima de árvores ou arbustos.

Gatos de raças como o Persa, que possuem grandes olhos e pouco focinho, estão especialmente propensos a sofrerem traumas nos olhos.

Gatos que têm convívio com outros gatos, principalmente machos não castrados, também sofrem muitas vezes de inflamações oculares devido a arranhões em brigas.

Os gatos podem sofrem de doenças também comuns aos humanos, como catarata, glaucoma e doenças degenerativas da retina. Tais doenças são mais propensas a aparecerem no gato idoso.

Sintomas: vermelhidão em um dos olhos ou em ambos, lacrimejar intenso, manchas escuras nos pêlos abaixo dos olhos, secreção ocular esverdeada ou se tenta coçar os olhos, são sinais de doenças oculares. O balançar constante da cabeça, piscar constantemente ou reações como se levasse susto, sem motivo aparente, também são sinais de dor nos olhos.

Prevenção: convém aparar as unhas dos gatos que convivem juntos. Esterilização dos animais para evitar que se envolvam em brigas. Alimentação de boa qualidade para manter o bom funcionamento do sistema imunológico. Evitar o contato do gato de casa com animais de rua.

Atenção: as doenças oculares muitas vezes são reflexos de outras doenças que afetam o organismo, por isso esteja atento aos sinais. Procure um médico veterinário, de preferência especializado em oftalmologia.

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.