Plantas Boas para Cães e Gatos

Escrito por

Quem tem gatinhos e cachorros sabe que eles gostam de mordiscar ervas e capins no jardim. Mas o quanto as plantas que temos em casa podem ser benéficas para eles? Conheça algumas espécies inócuas para o seu pet.

Cachorros e Gatos Também Precisam Comer Vegetais

Tanto gatos como cachorros comem plantas para elaborar um bolo com os pelos que engoliram. Isso ajuda a expulsá-los do organismo. Felinos e canídeos têm o estômago dos carnívoros, não processando bem vegetais como os bovinos.

Mas algumas plantas têm elementos interessantes, que podem trazer benefícios aos animais.

Plantas Aromáticas em Vasos para seus Bichos

gato camomilaO cultivo de plantas aromáticas em geral é feito em vasos ou pequenos espaços em canteiros da horta. Pode ser a partir de sementes ou estaquia. Adquirir uma muda já envasada propiciará uma matriz para propagação.

Espalhe os recipientes pelo jardim, as folhas são bonitas e ficarão harmoniosas com as ornamentais. A camomila (Matricaria camomila) e a valeriana (Valeriana officinalis) estão entre as plantas que têm o poder de acalmar animais mais agitados.

A erva-dos-gatos (Nepeta cataria) é conhecida por propiciar um efeito de euforia e depois de relaxamento.

Cães apreciam principalmente os capins e plantas aromáticas. Dentre as aromáticas estão as que já usamos na culinária e em chás terapêuticos.

Isso inclui  camomila, o capim-limão (Cymbopogon citratus), o tomilho (Thymus vulgaris), a manjerona (Origanum majorana), a hortelã (Mentha spp.) e a sálvia (Salvia officinalis).

As plantas podem ser cultivadas em vasos ou canteiros, caso possa dispor de um no quintal. Agrupar ou torná-las mais dispersas é opção do dono.. Como exercício aconselhamos a espalhar pelo jardim, colocando as mudas junto a outras ornamentais inócuas.

Assim o animal passeará pelo jardim e ainda terá suas plantinhas favoritas.

Capins que Cães e Gatos Podem Comer

Entre os capins citamos alguns, recomendados por especialistas em alimentação de cães e gatos:

  • Pennisetum glaucum

    Pennisetum glaucum

    Stipa tenuifolia, capim-pluma, de origem africana, 0,30-0,60 m de altura. Possui inflorescência em forma de pluma branca, muito ornamental.

  • Briza media, a abelhinha, origem Europa e Ásia, forma touceiras que podem atingir 0,70 m até 1,0 m com 1,0 m de diâmetro. Possui folhas escuras finas e inflorescências do tipo panícula em verde com púrpura, muito vistosas.
  • Deschampia cespitosa, desconhecemos seu nome popular. Originário da América do Norte e América do Sul, tem cerca de 1,0 m de altura. As inflorescências são em tufos na cor prata ou dourada, formadas durante o verão. Tolera meia sombra e pode ser plantada em vasos grandes. Uma atração interessante, suas sementes são disputadas pelos pássaros.
  • Cynodon dactylon, a grama-bermuda ou pé-de-galinha, de origem africana. Muito usada em gramados residenciais e campos de golfe. Cor verde intenso, sua altura sem poda é de 30 cm. Para quem gosta de gramados e cães, é uma ótima opção.
  • Pennisetum glaucum, o milheto, planta cespitosa de altura maior que 1,50 m. Tem folhas largas e inflorescência em panícula grande. Ficará excelente em grande vaso bojudo baixo nalgum recanto do seu jardim.

Mudas de Alguns Grãos que Podem ser Plantadas para Cães e Gatos

Também da família das gramíneas, com grãos usados na alimentação humana estão a aveia (Avena sativa), o trigo (Triticum spp.) e o milho (Zea mays).

As sementes podem ser adquiridas em agropecuárias. As sementes do milho poderão ser até as adquiridas em supermercado para fazer pipoca.

Como Cultivar Essas Sementes

Quando a partir de sementes, coloque composto orgânico em vasos ou recipientes descaráveis, umedecendo bem. Semear um punhado pequeno, cobrindo com areia seca e deixar em local fora do sol até a emergência.

Estes capins são mais palatáveis quando recém brotados, até a altura em torno de 15 cm. A partir daí as folhas não são tão tenras e dificilmente os animais se interessarão por elas.

O ideal é fazer semeaduras em vários recipientes com intervalo de uma semana, assim não faltará folhas para seu animalzinho degustar.