Chegou a hora do parto da gata. A expectativa nos coloca em aflição: será que vai dar tudo certo? Saiba como ajudar sua felina a ter um parto tranquilo e como cuidar dos filhotes nos primeiros momentos de vida.
[h2 type=”2″]Como Saber se o Parto Está Próximo [/h2]
Caso não tenha certeza de quando ocorreu a cruza, procure observar alguns sinais de que o parto se aproxima.
Durante os 30 primeiros dias de gestação, normalmente não será possível notar qualquer mudança na aparência física da gata.
A partir daí , poderá notar um abaulamento do abdome, parecendo maior que o restante do corpo quando visto de cima ou de perfil. As tetas ficam mais avermelhadas e começam a inchar.
A gata também fica mais agitada, anda de um lado para o outro e procura um local para fazer o ninho. Nos dias que antecedem o parto, a ela pode não querer se alimentar. Este comportamento é normal, mas não deve durar mais que dois ou três dias.
[h2 type=”2″]Preparando a Maternidade para os Gatinhos[/h2]
Separe uma caixa onde seja possível a gata ficar confortavelmente. Forre-a com panos e toalhas limpos. Atenção: não utilize jornal, pois é um material muito contaminado. Pode conter microorganismos nocivos à saúde dos gatinhos.
Mostre a caixa para a gata e deixe que ela se habitue, sem forçar. Se a gata mostrar preferência por determinado local da casa, tente colocar a caixa-maternidade próxima ao local escolhido. Mantenha o local quieto, sem muita agitação e com pouca luz.
Caso a gata não ache um local confortável e que julgue seguro para dar à luz aos seus filhotes, pode tentar se esconder em lugares bastante complicados e perigosos. Tente observar e acalmar a futura mamãe para evitar que isto aconteça.
[h2 type=”2″]Como Agir Durante o Parto da Gata[/h2]
As gatas são muito instintivas e, se estão saudáveis e livres de estresse, o parto normalmente ocorre sem grandes problemas.
Procure deixar que ela se acomode sozinha, observando de longe para intervir em caso de necessidade.
Se o filhote está na posição correta, a primeira parte que vemos é a cabeça. Caso o filhote esteja invertido, pode haver problemas no parto.
Os filhotes nascem envolvidos por uma membrana transparente. A mãe irá rasgar essa membrana, morder o cordão umbilical e começar a lamber o gatinho, estimulando a respiração e a circulação sanguínea do filhote.
Resista à tentação de mexer nos gatinhos na hora do parto. Neste momento é muito importante que a gata tenha tranquilidade e cuide de seus filhotes sozinha. Somente interfira em caso de real necessidade.
Os gatinhos nascem em um intervalo de 2 a 3 horas. Caso o parto esteja longo demais, entre imediatamente em contato com um médico veterinário.
[h2 type=”2″]O Que Fazer Após o Parto[/h2]
Deixe que a gata descanse e fique sozinha com seus filhotes. Ofereça água e comida perto da caixa de parto, para que a gata se alimente quando sentir vontade.
Não limpe a caixa-maternidade durante os 3 primeiros dias após o parto. Deixe que a felina se sinta bem segura com seus filhotes para depois trocar os panos e toalhas da caixa.
Evite visitas e não manipule os gatinhos nos primeiros dias de vida. A mamãe poderá ficar estressada ou até mesmo rejeitar o filhote.
Atenção: animal não é brinquedo! As crianças podem observar a mãe cuidando dos gatinhos, caso a gata esteja acostumada e não pareça se importar com a presença delas. Mas não devem pegar os filhotes, que são muito frágeis nas primeiras semanas de vida.
Observe se todos os filhotes estão se desenvolvendo. Se conseguem mamar igualmente e se a gata se mostra disposta e saudável. O aleitamento artificial pode ser usado caso os gatinhos não estejam mamando adequadamente.
Em caso de dúvida, não espere! Procure um médico veterinário de confiança.