Obesidade em Pets
Vida urbana, limitação de espaço, sedentarismo, alimentação em excesso: não são somente os humanos que sofrem com a obesidade nos dias modernos.
Mais de 40% dos cães e gatos domésticos hoje estão obesos.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]O que é a obesidade animal?[/h2]
A obesidade ocorre quando há um acúmulo exacerbado de gordura no corpo do animal.
A gordura é uma importante fonte de energia para o organismo, porém, quando consumida em excesso e sem que haja um gasto energético compatível, ela pode se acumular rapidamente e causar sérios danos.
A superalimentação, com dietas ricas em carboidrato, aliadas a falta de exercício são a causa número um de obesidade nos cães e gatos modernos.
Distúrbios hormonais, como o hipotireoidismo, também são causas comuns do excesso de peso nos pets.
[h2 type=”1″]Obesidade em Pets : os malefícios [/h2]
[h3 type=”1″]Por que é preciso evitar o sobrepeso dos animais[/h3]
Muitos donos de cães e gatos ignoram a seriedade do problema quando se trata de obesidade.
Acham que o animal está apenas “gordinho” ou que é “normal para a raça dele”, sem se atentarem para a quantidade de enfermidades se poderão advir do excesso de gordura do pet.
As consequências diretas da obesidade nos animais domésticos incluem: distúrbios cardiovasculares, dificuldade respiratória, dificuldade de locomoção, dores articulares, baixa imunidade, disfunções reprodutivas, predisposição a diabetes e odor excessivo.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Castração x Obesidade[/h2]
Cães e gatos castrados em geral se tornam mais calmos e tranquilos, o que leva, em muitos casos, a um aumento de peso considerável logo após a cirurgia de castração.
Esse problema pode ser contornado facilmente, se for proporcionado ao animal exercício físico regular e alimentação adequada, sem excessos.
Já existem no mercado formulações específicas para cães e gatos castrados, que auxiliam na manutenção do peso ideal.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Como avaliar se o seu Pet está obeso?[/h2]
Para avaliar se seu cão ou gato se encontra no peso ideal, observe-o de cima: deve ser possível observar sua “cintura”.
Em seguida, apalpe a região das costelas: elas devem estar logo abaixo da pele, sem estarem aparentes, mas fáceis de serem sentidas.
Se você precisar se esforçar para sentir as costelas do seu animal, ele já está acima do peso, considere fazer uma adequação de sua dieta.
Se as costelas do animal não forem palpáveis de forma alguma, cuidado! , seu pet está obeso.