Maine Coon: O Gato Gigante

Escrito por

Carinhoso, brincalhão e muito companheiro: o Maine Coon é um verdadeiro “gigante gentil”, um gato que pode chegar a pesar 13 quilos! A maior raça de gatos do mundo encanta pela sua beleza e imponência e está rapidamente se tornando uma das raças mais populares no Brasil.

Origem do Maine Coon

maine coonOs gatos Maine Coon, também conhecidos como Pêlo Longo Americano (ou American Longhair) tiveram origem nos Estados Unidos. Antigamente eram usados como força de trabalho.

Esses gatos eram usados para caçar ratos nas fazendas do nordeste americano. Também eram criados em situação de grande rusticidade.

Até os dias de hoje, o Maine Coon é um gato extremamente grande, forte e resistente. Adapta-se rapidamente a uma diversidade de ambientes.

Com o aparecimento de outras raças de gatos de pelo longo, como o Persa, o Maine Coon perdeu popularidade. Sua existência esteve ameaçada no início do século XX.

A partir de 1950, porém, a raça voltou a crescer. Hoje em dia já ocupa o terceiro lugar no ranking de nascimentos no seu país de origem.

Maine Coon: Aparência Física

O Maine Coon é um gato grande e pesado, sendo as fêmeas um tanto menores que os machos. Os machos podem pesar de 6kg a 13kg e as fêmeas, 4,5kg a 6,8kg.

A cabeça é quadrada e as orelhas são grandes, com tufos de pelo nas pontas.

O corpo é longo e musculoso, com ossatura forte. A cauda é longa e muito felpuda. A aparência geral é de muita robustez.

A pelagem é longa, exceto na cabeça, ombros e patas, onde é mais curta e menos densa.

Praticamente todas as variações de cores são aceitas, existindo mais de 60 cores na raça, com exceção apenas dos “point patterns” (como os siameses), do chocolate, do canela e do fulvo.

Os Maine Coon são gatos muito tardios, que só terminam de amadurecer por volta dos 3 a 5 anos de idade.

Temperamento do Gato Maine Coon

maine coonConhecido pela sua sociabilidade, o Maine Coon é um gato que convive facilmente de forma pacífica com outros gatos e outros animais de estimação.

Apesar de ser um tanto independente, é muito companheiro e fiel com a família.

É um gato inteligente, muitas vezes conseguem ser treinados pelos donos para realizar pequenos truques.

Ativo, mantém-se brincalhão durante toda a vida.

Cuidados com o Maine Coon

O Maine Coon não requer cuidados especiais, exceto aqueles naturais de um gato de pelagem longa.

A escovação regular é necessária para manter os pêlos limpos e sem emaranhados. Apesar de grande no tamanho, sua pelagem é mais fácil de manter do que a de outros gatos de pelagem longa, como o Persa.

São gatos que se adaptam bem tanto à vida no exterior como em apartamento.

Saúde do Maine Coon

maine coonComo já dito antes, os Maine Coon são bastante robustos, sendo os maiores problemas de saúde na raça aqueles relacionados com uma doença cardíaca chamada Cardiomiopatia Hipertrófica Felina.

Atualmente, graças aos exames de análise de DNA, já é possível identificar portadores de CMH de forma precoce e atuar contra o desenvolvimento da doença cardíaca.

A raça também pode ser afetada pela Displasia Coxo-Femural, uma má formação que atinge mais comumente os cães de raças grandes. Ela se caracteriza pela incongruência entre a cabeça do fêmur (patas traseiras) e osso pélvico (“bacia”).

Esta anormalidade causa dor à locomoção. Por isso deve-se suspeitar de displasia sempre que um animal evitar se movimentar, evitar subir degraus ou mancar, especialmente após algum esforço físico.

maine coonAcredita-se que a DCF tenha origem em fatores genéticos, nutricionais e ambientais, portanto os animais displásicos jamais devem ser acasalados.

Além disso, uma alimentação de qualidade e um ambiente seguro são cuidados importantes durante o crescimento do filhote.

A polidactilia, ou seja, presença de dedos “a mais”, é uma anomalia presente na raça, apesar de não ser considerada uma doença em si.

A polidactilia é transmitida de forma hereditária através de um gene dominante, que esteve presente nos ancestrais da raça. Esses gatos vivem normalmente e não estão doentes, apenas possuem 1 ou 2 dedos a mais.

A expectativa de vida do Maine Coon é de 10 a 15 anos, semelhante à maioria dos outros gatos domésticos.

No Brasil, a raça é representada oficialmente pela Amacoon – Associação da Raça Maine Coon no Brasil.