Não fique “latindo” junto com ele


Como treinar o cachorro a não latir lllMuitas vezes as pessoas tendem a gritar com o cão para que este pare de latir.

Na verdade esse tipo de comportamento só reforça o latido do cão, pois para ele você está “latindo” junto com ele, como uma verdadeira matilha!

Dê o exemplo ao seu animal, não grite com ele!

Exercícios físicos são fundamentais


Um animal que não se exercita é um animal estressado.

Cães possuem muita energia e precisam gastá-la de uma forma saudável, caso contrário acabam por desenvolver uma série de desvios comportamentais que podem ser muito desconfortáveis – dentre eles o latido em excesso.

Um cachorro de porte médio deve ter, no mínimo, dois passeios diários para se exercitar, em caminhadas com bom ritmo e duração.

O acesso ao quintal não significa que o cão se exercite, pois na grande parte das vezes o quintal não oferece estímulos visuais e olfativos interessantes o suficiente para que o animal se sinta disposto a se movimentar da maneira que precisaria.

Desvie a atenção do seu cachorro


Como treinar o filhoteSe o cão late para um objeto ou um som específico (motocicletas ou o som de campanhia, por exemplo) comece a treiná-lo para desviar o foco da atenção.
Assim que o animal for exposto ao estímulo que o faz latir, porém ANTES que comece a fazê-lo, recompense com um petisco o bom comportamento.

Inicialmente a recompensa terá que ser muito rápida, antes que o animal comece com os latidos.

Com o tempo vá aumentando gradativamente o tempo entre o estímulo e a recompensa, até que ele entenda que deve esperar calmamente e será recompensado por ficar quieto.

Converse com os vizinhos
O cão que late excessivamente em casa torna-se irritante para a família e, principalmente, para aqueles vizinhos que não possuem cachorro.

Caso seu animal tenha esse hábito, procure conversar com vizinhos e explique que está trabalhando para solucionar esse problema.

Cães que latem demais na rua

Como treinar o cachorro na ruaO excesso de latido na rua indica falta de socialização .

O cão pode ter medo de outras pessoas, automóveis ou outros cães e começa a latir por pura ansiedade.

 

É importante que se faça um trabalho direcionado para a socialização destes animais, para que possam relaxar e desfrutar do passeio.

Um cão treinado é um cão mais seguro, mais agradável e mais feliz.

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.