Insuficiência Renal Crônica

A Insuficiência Renal Crônica (IRC) está entre as patologias mais comuns nos gatos acima dos nove anos de idade.

Caracteriza-se pela perda da capacidade dos rins em filtrarem o sangue, levando ao acúmulo de toxinas na corrente sanguínea.

É uma doença de progressão lenta com o avançar da idade do gato. Quando detectada a tempo, há formas de tratamento que prolongam a qualidade de vida do animal.

gato águaSintomas: depressão, anorexia, emagrecimento, vômitos, diarreia, aumento da ingestão de água e de urina, feridas na boca, fraqueza.

Prevenção: alimentação úmida e de boa qualidade, estimular o gato a beber água (ter várias fontes diferentes de água), realizar exames periódicos para avaliar o estado dos rins (ao menos uma vez ao ano para animais jovens, duas vezes ao ano para animais acima dos 9 anos).

Atenção: o acúmulo de toxinas no sangue causado pela IRC pode levar à cegueira repentina.

Diabetes Felina

A diabetes nos gatos ocorre assim como nos humanos, quando o organismo do animal pára de produzir um hormônio chamado insulina, ou o produz em quantidades insuficientes.
A insulina é responsável por levar a glicose, um tipo de açúcar, da corrente sanguínea para dentro das células. Sem ela, a glicose se acumula no sangue, causando danos aos tecidos.

A diabetes tem tratamento e o animal pode viver normalmente, com a reposição da insulina através de injeções diárias e alimentação controlada.

Sintomas: aumento na ingestão de água, aumento da quantidade de urina, cristais brilhantes na urina, aumento de apetite sem aumento de peso ( o animal come muito e não engorda), apatia, letargia.

gatoPrevenção: alimentação de boa qualidade, controle da alimentação para evitar a obesidade no gato, realizar exames de sangue periodicamente ao gato.

Atenção: a diabetes, quando não tratada, tem graves consequências ao organismo, como dificuldades motoras, aparecimento de úlceras e cegueira.

1
2
Livia é médica veterinária e trabalha com treinamento de cães há mais de dez anos. Prepara animais para atuarem em cinema e televisão e compete em esportes caninos. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas decidiu seguir sua grande vocação: trabalhar com animais.