Coronavírus e pets: muitas dúvidas estão no ar para donos de cães e gatos. Eles podem contrair o vírus? Se sim, podem passar para humanos? Esclarecemos essas e outras questões a seguir.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Coronavírus e Pets: Eles Podem Pegar? Podem Passar para os Donos?[/h2]
Sim, pets podem contrair o coronavírus – mas não o que está causando a Covid-19 na população humana. Segundo o veterinário Adelmo Miguel, até peixes possuem sua especificidade de coronavírus.
Nos animais, o vírus atua de maneira distinta – e não é transmitido aos humanos.
“Esse coronavírus do cão causa exclusivamente uma diarreia, que dura de 3 a 5 dias, e se resolve espontaneamente na maioria dos casos.”
Já nos gatos ele causa uma doença chamada peritonite infecciosa felina. E os sintomas são totalmente distintos dos do homem e dos cães. Também não é transmitido para nós.
Em resumo: o vírus possui o mesmo nome entre diferentes espécies, mas não é a mesma doença.
Ainda assim é fundamental ficar ligado nas notícias oficiais, de fontes seguras. Muitas pesquisas estão sendo realizadas agora e bastante coisa vem sendo desvendada ou desmascarada.
Um ótimo canal para donos de cães e gatos acompanharem é o World Small Animal Veterinary Association (WSAVA). É a principal referência de clínicos veterinários de todo o mundo.
[h2 type=”2″ width=””]Passear ou Não com o Cachorro?[/h2]
Se possível, pausa nos passeios. É chato, seu bichinho vai estranhar, mas é o certo a fazer.
O novo coronavírus é altamente contagioso e a rua deve ser evitada ao máximo. Ele pode ficar suspenso no ar e acabar se embrenhando no pelo do seu animal.
Se for muito difícil, comece alternando um dia de passeio com outro em casa.
Se o seu cão depende da saidinha para fazer suas necessidades, tente treiná-lo para aceitar um cantinho forrado com jornal ou manta absorvente.
Sprays de adestramento podem fazê-lo entender qual o lugar certo para fazer suas necessidades. Petiscos de recompensa a cada comportamento correto também.
Caso o passeio mesmo assim ainda ocorra, é aconselhável dar banho no bichinho quando chegar em casa. É preciso descontaminá-lo.
Os cachorros mais ativos devem ser estimulados a brincar com a ajuda de bolinhas, ossos artificiais e outros recursos.
[h2 type=”2″ width=””]Peguei a Covid-19. Posso Ficar na Companhia do meu Pet?[/h2]
Até onde se sabe o seu cão ou gato não poderá contaminar você. A companhia deles seria muito bem-vinda – contudo alguns médicos temem que a pelagem dos pets causem complicações no aparelho respiratório do doente.
Se o seu médico desaconselhar e você mora sozinho, determine um lugar separado para o seu animal habitar. Mas continue cuidando de sua alimentação e higiene como sempre!
Se mora com outras pessoas, a recomendação é conhecida: você mesmo deverá se isolar num quarto só seu. E a companhia do seu animal de estimação não é permitida.
Consulte o seu profissional de saúde. Ele é o melhor orientador nessas horas críticas.