A castração de cães e gatos de estimação, prática largamente adotada em países da Europa e Estados Unidos, ainda é um assunto polêmico por aqui.
Entenda o que é a castração, suas verdades e mitos.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O que é castração?[/h2]
A castração é uma cirurgia que consiste na retirada de útero, tubas uterinas e ovários nas fêmeas e dos testículos nos machos.
É feita sob anestesia geral, por um médico veterinário em centro cirúrgico devidamente equipado. Feita em animais saudáveis a castração é uma cirurgia de baixíssimo risco e rápida recuperação.
[h2 type=”2″ width=””]Por que castrar meu animal?[/h2]
[box type=”” align=”right”]
A castração é a única forma ética e realmente eficaz de reduzir a quantidade de animais abandonados.
[/box]
A superpopulação de cães e gatos é um sério problema, principalmente nos centros urbanos há uma enorme quantidade de animais sem lares, que vagam pelas ruas, sofrendo e servindo como disseminadores de doenças.
[clear]
Animais castrados são mais saudáveis.
Os machos estão livres do estresse gerado pelo cheiro de fêmeas no cio, não se envolvem em brigas com outros machos, tornam-se menos agressivos com pessoas da família e são mais pacientes com crianças.
[clear]
[blockquote]Nas fêmeas, se castradas antes do primeiro cio, há redução de 95% de chances de desenvolverem tumores mamários.
Elas também ficarão livres de tumores uterinos, gravidez psicológica e piometra. A piometra é uma grave infecção uterina que se desenvolve em silêncio, raramente mostrando sinais até que esteja em estado avançado.[/blockquote]
A piometra exige intervenção cirúrgica de urgência e os riscos de infecção generalizada e morte são altos.
Além disso, durante dois meses após o cio, a cadela se mantém em um período de baixa imunidade, o que propicia o desenvolvimento de todo tipo de infecções.
A praticidade é outra vantagem: não há necessidade de isolamento da fêmea nem o risco de cruzas indesejadas.
Não há o sangramento do cio, que ocorre por cerca de 15 dias na cadela, causando sujeira e mau odor.
[h2 type=”2″ width=””]Animal castrado não guarda a casa?[/h2]
Isso não passa de um mito. Os cães e cadelas castrados fazem perfeitamente o trabalho de guarda e proteção, sendo inclusive mais práticos e confiáveis, pois a fêmea não precisará ficar reclusa durante o período do cio ou durante uma possível gravidez e pós-parto.
O macho, por sua vez, não ficará distraído com o cheiro de fêmeas no cio – artifício muitas vezes utilizado por ladrões para distrair cães de guarda.