Castração de Animais de Estimação

Escrito por

 

A castração de cães e gatos de estimação, prática largamente adotada em países da Europa e Estados Unidos, ainda é um assunto polêmico por aqui.

Entenda o que é a castração, suas verdades e mitos.

O que é castração?

A castração é uma cirurgia que consiste na retirada de útero, tubas uterinas e ovários nas fêmeas e dos testículos nos machos.
É feita sob anestesia geral, por um médico veterinário em centro cirúrgico devidamente equipado. Feita em animais saudáveis a castração é uma cirurgia de baixíssimo risco e rápida recuperação.

Por que castrar meu animal?

A superpopulação de cães e gatos é um sério problema, principalmente nos centros urbanos há uma enorme quantidade de animais sem lares, que vagam pelas ruas, sofrendo e servindo como disseminadores de doenças.

Border ColliesAnimais castrados são mais saudáveis.

Os machos estão livres do estresse gerado pelo cheiro de fêmeas no cio, não se envolvem em brigas com outros machos, tornam-se menos agressivos com pessoas da família e são mais pacientes com crianças.

Nas fêmeas, se castradas antes do primeiro cio, há redução de 95% de chances de desenvolverem tumores mamários.
Elas também ficarão livres de tumores uterinos, gravidez psicológica e piometra. A piometra é uma grave infecção uterina que se desenvolve em silêncio, raramente mostrando sinais até que esteja em estado avançado.

A piometra exige intervenção cirúrgica de urgência e os riscos de infecção generalizada e morte são altos.
Além disso, durante dois meses após o cio, a cadela se mantém em um período de baixa imunidade, o que propicia o desenvolvimento de todo tipo de infecções.

A praticidade é outra vantagem: não há necessidade de isolamento da fêmea nem o risco de cruzas indesejadas.
Não há o sangramento do cio, que ocorre por cerca de 15 dias na cadela, causando sujeira e mau odor.

Animal castrado não guarda a casa?

PlutoIsso não passa de um mito. Os cães e cadelas castrados fazem perfeitamente o trabalho de guarda e proteção, sendo inclusive mais práticos e confiáveis, pois a fêmea não precisará ficar reclusa durante o período do cio ou durante uma possível gravidez e pós-parto.

O macho, por sua vez, não ficará distraído com o cheiro de fêmeas no cio – artifício muitas vezes utilizado por ladrões para distrair cães de guarda.