Carrapatos – como tratar nos cachorros e gatos

Escrito por

Carrapatos nos cachorros e gatos !

Assim como as pulgas, os carrapatos também podem causar anemias, muito desconforto e doenças graves, que podem causar até a morte dos animais.

Confira as dicas para proteger seu amigo desses parasitas.

O que são carrapatos?

Carrapatos nos cachorros e gatos

Carrapatos nos cachorros e gatos

Carrapatos são artrópodes da família dos ácaros.

Eles são ectoparasitas hematófagos, ou seja, são parasitas que se alojam na superfície da pele e que se alimentam do sangue do hospedeiro.

Os carrapatos colocam ovos no ambiente e podem viver tanto no ambiente quanto no hospedeiro, dependendo da fase de vida.

Eles parasitam animais domésticos, silvestres e também o homem.

Carrapatos nos cachorros e gatos – Por que é importante tratar o animal que apresenta carrapatos?

Carrapatos nos cachorros e gatos llAo picar o animal, a saliva do carrapato causa incômodo, coceira e reações alérgicas.

Como se alimentam de sangue, uma infestação também pode levar a um quadro de anemia.
Além disso, os carrapatos são transmissores de importantes doenças, de curso grave, que se não tratadas levam o animal a óbito.

Tratamento de cães ou gatos contra carrapatos

Os carrapatos se reproduzem no ambiente, portanto é imprescindível que se faça o controle do parasita no animal e ao mesmo tempo no ambiente.

O animal deve receber banhos com intervalo de uma semana, com produtos carrapaticidas próprios para cães ou gatos; ou receber a aplicação de produto do tipo spray ou spot on (pipetas aplicadas no dorso do animal que possuem longa duração).
Você adquire estes produtos em pet shops.

No ambiente deve ser feita higiene completa com intervalos mínimos de uma semana e aplicação de produto carrapaticida.

Para aplicação do carrapaticida no ambiente onde vivem seus bichos, é importante que retire todos os animais do local a ser tratado e somente os recoloque após total secagem do produto.

O tratamento deve ser persistente para que se consiga a eliminação dos ovos e larvas que permanecem por longos períodos no ambiente.

Carrapato (Classe Arachnida, Ordem Ixodida, Familia Ixodidae)

Carrapato (Classe Arachnida, Ordem Ixodida, Familia Ixodidae)

Não é recomendada a retirada dos carrapatos vivos do corpo de animal, pois a parte da cabeça permanece presa à pele, causando irritações.

Caso sejam retirados, nunca “esprema” o carrapato, pois isso fará com que os ovos, bactérias e protozoários nocivos sejam liberados no ambiente.
O ideal é que sejam incinerados.

ATENÇÃO: JAMAIS utilize produtos para o ambiente diretamente na pele do animal! Respeite as instruções da embalagem!

Homeopatia contra carrapatos

A homeopatia tem se mostrado uma forte aliada no combate aos carrapatos.

Estudos realizados com rebanhos bovinos demonstram grande efetividade da homeopatia no controle e prevenção dos carrapatos.

A versão dos glóbulos homeopáticos para cães já é facilmente encontrada em pet shops, e tem também se mostrado bastante eficiente, além de mais econômico que os métodos convencionais.