Estamos no outono, a temperatura baixou e logo mais já é inverno. A estação que pede aconchego, cobertores, mantas, blusões e tudo o que possa nos esquentar. E o seu pet, como proteger seu cachorro no frio?
[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Seu Cachorro Pode ter Hipotermia no Frio[/h2]
O maior cuidado deve ser com a hipotermia (queda da temperatura corporal); veterinários salientam a importância em deixar os animais em locais onde não haja correntes de vento ou umidade. Atenção deve ser redobrada em raças pequenas e em cães idosos.
Como saber se os animais estão com frio?
Observe, cachorros costumam mudar a postura quando estão com frio: ficam encolhidos, tremem e se movimentam pouco.
Toque nas orelhas. Se estiverem com as pontas geladas, quer dizer que ele está com o corpo mais frio.
[h2 type=”2″ width=””]Roupinhas: Como aquecer seu Cachorro no Frio[/h2]
Nem todo cachorro precisa usar roupas durante o frio.
Indica-se o uso em cães que ficam em áreas externas e têm pelagem curta, bem como em raças pequenas, mais propensas a perder calor rapidamente.
Há cães que aceitam e até gostam de usar roupinhas e há os que rejeitam por completo. Observe a reação do seu pet e saberá se é confortável ou não pra ele.
Opte por tecidos leves e modelos confortáveis. O objetivo é aquecer com conforto.
É importante destacar que as roupas devem ser retiradas em horários de temperatura mais amena e recolocadas quando a temperatura cai.
Verifique se a peça não tem zíperes, botões ou outros itens que machuquem ou irritem o cão.Esse tipo de item também pode ser perigoso para o seu amigo, pois ele pode arrancar e engolir.
Se a peça tiver mangas, elas não podem ser muito compridas, pois isso pode dificultar a movimentação do cachorro e até causar algum acidente.
A roupinha precisa ter abertura na parte traseira para facilitar a evacuação sem que ele suje a peça.É importante deixar a pele do seu cachorro respirar e lavar as roupinhas dele com frequência
[h2 type=”2″ width=””]Forre a Casinha do Seu Cão[/h2]
Nas casinhas que são colocadas no lado de fora, no pátio, o ideal é forrar o piso. Você pode optar por jornal, papelão ou uma placa de isopor.
Assim evita o contato direto do animal com uma temperatura mais baixa. Cobertores em desuso também são boas opções.
Dentro de casa, uma caminha já é o suficiente.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Alimentação do Cachorro no Frio[/h2]
Animais que ficam mais em áreas externas, expostos às baixas temperaturas, podem aumentar a alimentação entre 20% e 30%.
Aqueles que ficam dentro de casa e não precisam gastar tanta energia podem manter a quantidade habitual.
Lembre-se de consultar um veterinário antes de alterar a alimentação do seu pet.
[h2 type=”2″ width=””]Passeios com os Pets nos Dias Frios[/h2]
Ao contrário dos dias de calorão, no frio, a recomendação é dar preferência para os passeios em horários mais próximos do meio-dia, quando a temperatura tende a ser mais amena.
[h2 type=”2″ width=””]Tosas dos Cachorros no Inverno[/h2]
São algumas as questões que envolvem a tosa durante o frio.
• Raças muito peludas podem criar nós nessa época do ano, ainda mais com o uso frequente de roupas.
• Pelo curto permite ventilação da pele, reduz as chances de criar fungos.
• Quando não conseguir se refugiar de um chuvisco, seu pet ficará com cheiro de cachorro molhado até o próximo banho se estiver com pelagem alta.
• Os cobertores de seu pet ficam livres de odores por mais tempo.
E independente de diminuir a altura do pelo de seu pet, nssa época do ano sempre é bom manter os pelos que ficam entre os dedos bem aparados. A umidade nas patas que têm pelos cumpridos permanece depois dos passeios, plataforma ideal para o crescimento de fungos. A mesma dica vale para os pelos que ficam dentro do ouvido.
Dica: aconselhe-se com o veterinário sobre a tosa indicada para essa época do ano.
[h2 type=”2″ width=””]Não Esqueça a Vacina Contra a Gripe Canina[/h2]
A gripe canina atinge qualquer raça ou idade. O risco de infecção pode acontecer pelo ar ou em contato direto com cães doentes em locais de grande concentração de bichinhos, como: parques, praças, pet shops ou mesmo em um simples passeio na rua.
Para proteger nossos amiguinhos da gripe canina, recomenda-se a imunização a partir de oito semanas de idade. A aplicação anual confere proteção e segurança ao seu companheiro.
Lembre-se de consultar seu veterinário para a escolha do melhor programa vacinal.
Essa lista de cuidados vai ajudar seu cãozinho a enfrentar o inverno com mais saúde e conforto, mas o mais gostoso dessa época é estar aconchegado com quem você ama!