Vale a pena procurar por um cachorro com pedigree?

Escrito por

Entenda o que é, como obter e qual a importância do Pedigree na hora de adquirir um cachorro!

 Afinal, o que é o “Pedigree”? 

O Pedigree é a palavra em inglês usada para o documento que atesta a genealogia do cão.

É um documento emitido pela Confederação Brasileira de Cinofilia, órgão oficial filiado a Federação Cinológica Internacional no Brasil. Nele estão registrados quem são os pais, avós e bisavós do animal, o canil onde nasceram e títulos de beleza ou trabalho que tenham conquistado.

No Pedigree constam também todos os dados do cachorro: data e local onde nasceu, o canil que obteve o registro do animal, nome de registro do cão e número de tatuagem ou microchip.

Ter pedigree é igual a raça pura?

Cachorro ativo e saudávelSim, por um lado, apenas através do pedigree pode-se ter a garantia de que o cão realmente possui as características fenotípicas (físicas) e genotípicas (genéticas) da raça em questão, pois assim é possível saber quem são seus antepassados e que não há uma mistura de raças em nenhum momento de sua árvore genealógica.

Por outro lado, é necessário conferir se o pedigree apresentado pelo vendedor do animal é aquele reconhecido internacionalmente, emitido pela CBKC, e conferir se os dados contidos no pedigree condizem com as características do animal em questão.

 Qual a importância do pedigree? 

O pedigree não é apenas um papel ou uma futilidade. Como já foi dito, somente através dele podemos saber a linhagem genética do cão. A partir daí, será possível prever o tamanho, pelagem, estrutura e temperamento do animal.

Principalmente quando se trata de um filhote, quando as características físicas e comportamentais ainda estão bastante mascaradas, o comprador pode ser facilmente enganado.

Não são poucos os casos de pessoas que compraram um filhote de “poodle toy” e terminaram com um cão de 15 quilos em casa!

Atenção com Pedigree

Dentro de toda ninhada há aqueles que possuem melhor estrutura, tamanho e temperamento e se destacam dos demais. Estes filhotes normalmente são selecionados pelos criadores para serem apresentados em exposições de beleza e se tornarem futuros reprodutores. São os cães ditos “show”. Nada impede que uma pessoa comum adquira um filhote “show”, mas normalmente são os filhotes mais caros da ninhada.

Os demais filhotes possuem exatamente a mesma genética e são os mais indicados para pessoas que buscam um animal de estimação.

Porque um filhote com Pedigree custa mais caro que um filhote sem Pedigree?

ninhada de labradores com pedigree

ninhada de labradores com pedigree

Alguns “vendedores de cães anunciam filhotes “com pedigree” custando o dobro do preço do mesmos filhotes caso eles saiam do canil “ sem pedigree”, alegando que o custo do pedigree elevaria o valor do filhote. Não caia nesse golpe!

A emissão do Pedigree pelo Kennel Clube custa atualmente apenas 30 reais. O que acontece é que apenas os canis credenciados e que possuem cães comprovadamente puros podem pedir a emissão do Pedigree.

Cães sem pedigree

Eu não me importo com o Pedigree – posso comprar um cão de raça pura sem Pedigree?

Como já foi dito, caso o cão não possua pedigree, não será possível saber se ele provém de cães de raça ou de mestiços.

Quando procuramos um cão de determinada raça normalmente é porque gostaríamos de ter um animal com aquelas características, sejam físicas ou comportamentais. Ao comprar um animal sem pedigree, não há nenhuma garantia de que aquele filhote possuirá as características que desejamos.

Cães sem pedigree tem o mesmo amor!

Cães sem pedigree tem o mesmo amor!

Além disso, criadores sérios se orgulham de seus cães e buscam os melhores filhotes. Eles têm compromisso de garantir a qualidade dos filhotes que vendem e assinam contrato de ressarcimento financeiro caso o cão desenvolva algum problema genético de saúde. Criadores sérios têm orgulho em mostrar o Pedigree de seus animais e explicar sobre eles, e registram todas as ninhadas nascidas em seu canil.

Portanto, se deseja um animal de raça pura, procure um criador sério e evite frustrações.

Caso não se importa com as características físicas do seu próximo cão ou não deseja ter este gasto financeiro, adote um cão mestiço!

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: thekennelclub, mister b 1138, lesdaniel, JS North