Meu Cachorro Morre de Ciúmes: e Agora?

Escrito por


Seu cachorro faz de tudo para chamar sua atenção?
É agressivo com outros animais?

Descubra como lidar com esse problema canino.

Meu cão tem ciúmes: isso é dominância?

O que as pessoas costumam encarar como sentimento de “ciúmes” costuma ser, na verdade, um conjunto de sinais de posse e insegurança dos cães.

Alguns cães não suportam dividir a atenção da família com visitas, outros se tornam agressivos na presença de animais da mesma ou de outra espécie, outros ainda parecem fazer “greve de fome”.

Muitos donos acham mesmo “engraçadinho” esse tipo de atitude e até lhes massageia o ego, por acharem que se trata de puro amor!

Todos esses comportamentos que são descritos como ciúmes, não são necessariamente uma questão nem de amor, nem de dominância, mas sim uma tentativa do cão de controlar situações com as quais não fica confortável.

Como reconhecer o ciúmes do cão?

cachorro com ciumes

Um cão com ciúmes manifesta isto de diferentes formas.

Um cão que tenta controlar situações pode ser agressivo, inconveniente ou até parecer triste: ele usará aquilo que sabe para provocar o efeito desejado.

Rosnar, mostrar os dentes, se arrepiar, ameaçar um ataque, morder, faz com que as pessoas se afastem e deixem que o cão faça o que quer.

Os cães aprendem que podem usar esse artifício para controlar com quem o dono se relaciona, por exemplo, ou para garantir a posse de um objeto de seu interesse.

Pular no dono, latir sem parar, ganir, uivar, fazer xixi, cavucar, montar objetos, pedir carinho insistentemente, são atitudes de cães que descobriram que, assim, conseguem desviar a atenção do dono para si mesmo.

A pessoa fica tão incomodada que, mesmo irritada, acaba por parar o que estava fazendo para dar atenção ao cão. Lembre-se: atenção negativa também é atenção!

Por fim, parar de comer, se esconder, fazer “cara de triste”, deixar de brincar, também são comportamentos demonstrados pelos cães quando algo não os agrada, como a chegada de um bebê, uma nova pessoa ou um novo animal na casa.

Neste caso, dê-lhe uma atenção extra e não se sinta culpado – em pouco tempo a insegurança passa e ele verá que é bom ter um novo amigo.

Como lidar com o ciúmes do cachorro?

O primeiro passo para lidar com o ciúme canino é identificar a causa.

Guiando-se pelo resumo dos comportamentos descritos acima, já é possível delinear as possíveis causas do problema.

Outra questão muito importante é o ego do dono – sim, o ego do dono!
Que não pode se sentir “menos amado” caso o cão pare de ter atitudes de “ciúme”. Isto só significa que o cão está se tornando mais equilibrado, confiante e relaxado – todos saem ganhando.

Ciúmes com pessoas

cachorro com ciumes de pessoas

Ciúmes direcionados a pessoas muitas vezes se mostram na forma de agressividade.

A mudança de atitude do dono é a chave deste problema, que deve passar a mostrar ao cão que não está gostando do comportamento, se afastando do cão sempre que ele começar a se tornar agressivo por posse.

Com os cães que se tornam inconvenientes, o melhor é ignorar o comportamento, por mais vergonhoso que este comportamento possa parecer.
Peça às visitas que também ignorem o cão.

Logo ele perceberá que suas atitudes não causam o efeito desejado e desistirá.

Dica:
Se não for possível ignorar, simplesmente retire o animal do ambiente por alguns minutos. Ele começará a perceber que comportamentos não são aceitos pela família.

O reforço do bom comportamento é igualmente importante. Agrade o cão toda vez que se comportar bem perto de visitas, através de carinhos e petiscos.

Continua com: Atitudes que você pode tomar para mudar o comportamento ciumento de seu cão