Acupuntura para Cães

Escrito por

 

Acupuntura para cães: em que casos pode ser usada?

Saiba como esta técnica milenar pode ajudar o seu animal a viver mais e melhor.

Acupuntura: O Que É?

A acupuntura é uma forma de tratamento muito difundida no oriente e que vem crescendo muito nos países ocidentais, tanto na medicina humana quanto, mais recentemente, na medicina veterinária.

É uma técnica milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas ultra finas, feitas especialmente para acupuntura, na pele e músculos dos pacientes. O objetivo é provocar estímulos que precipitam uma resposta do organismo e a reestruturação de sua energia.

A acupuntura pode ser usada em uma enorme gama de patologias, tanto nas doenças agudas (que aparecem de repente) como nas doenças crônicas (doenças degenerativas ou casos que não se consegue curar totalmente através da medicina tradicional). É especialmente empregada para alívio da dor e no tratamento de condições ortopédicas, articulares e neurológicas.

Além disso, a acupuntura é também uma terapia paliativa e preventiva, utilizada também em pacientes que passam por grandes esforços físicos, como os esportistas.

Acupuntura Não É “Medicina Alternativa”

acupuntura cãoA acupuntura já foi reconhecida como uma competência médica pela Organização Mundial de Saúde, pelo Instituto Nacional de Saúde nos EUA e pela Ordem dos Médicos como sendo uma especialidade médica.

Ou seja, a acupuntura é uma especialidade – assim como a neurologia, a cardiologia, dermatologia etc.

A acupuntura é sim uma medicina natural, por não utilizar drogas alopáticas – porém não alternativa.

A Acupuntura como Medicina Complementar

A acupuntura, que faz parte da medicina tradicional chinesa, pode ser aplicada sozinha ou em conjunto com a medicina ocidental.

O uso da acupuntura não impede nem atrapalha o tratamento convencional com o seu médico veterinário clínico de confiança, sendo um excelente tratamento complementar.

A acupuntura não possui efeitos colaterais negativos.

Quem Pode Fazer o Tratamento com Acupuntura no meu Cão?

acupuntura cãoApenas um médico veterinário devidamente formado na área de Acupuntura Veterinária deve aplicar o tratamento de acupuntura nos animais.

O médico veterinário é o único profissional que conhece devidamente a anatomia, fisiologia e clínica médica dos animais.

Agulhas? Será que meu Cão Aceitará a Acupuntura?

Os cães costumam se comportar muito bem durante as sessões de acupuntura. Eles não têm o fator psicológico do “medo de agulhas” que algumas pessoas têm e relaxam bastante, pois a acupuntura libera mediadores químicos relaxantes pelo cérebro. Muitos animais até dormem durante a sessão de acupuntura!

Como Começar a Acupuntura?

acupuntura veterináriaEm primeiro lugar, é necessário que seu cão tenha um bom diagnóstico. Apenas com o diagnóstico correto será possível saber se a acupuntura é indicada ou não para o caso do animal.

Por isso, leve-o a um médico veterinário clínico e realize os exames necessários antes de qualquer outro passo. Isto é muito importante porque a acupuntura utilizada sem o conhecimento do real problema do animal pode mascarar os sintomas e provocar até uma piora do caso.

Fechado o diagnóstico, procure um médico veterinário acupunturista habilitado e com boa formação. Ele irá determinar se o tratamento com acupuntura poderá ajudar a curar ou controlar o problema do animal.