VPN: O Que É e Para Quem É Indicado

Escrito por

Fazer compras, mandar mensagens, acessar sua conta bancária e usar a sua rede social fica mais seguro com a segurança online de uma VPN. Mas isso não é tudo. Veja o que uma rede virtual privada por fazer por você!

Entendendo a VPN

Hoje em dia a tecnologia ganha espaço e faz com que as pessoas ganhem mais tempo.

Através do celular ou computador é possível realizar compras online, pagar contas, conversar com os amigos e mais uma infinidade de coisas que, embora facilitem a vida, também deixa rastros de todo o caminho percorrido.

Ao visitar um site, você pode deixar muitas informações sobre você, como localização e IP, senhas, endereços e outras informações pessoais valiosas. Mas elas abrem espaço para a ação de crackers, empresas anunciantes e até mesmo do governo.

Por esta razão a Virtual Private Network, conhecida como VPN, tem a função de criar uma barreira de proteção de dados. Isso possibilita uma criptografia no histórico de navegação de um provedor de serviços à internet. Além da ocultação do endereço de IP.

O uso de antivírus, de um firewall ativo e o cuidado ao acessar os conteúdos podem não ser suficientes para que pessoas má intencionadas acessem seus dados.

É por esta razão que a VPN tem ajudado a proteger o usuário. Ele proporciona mais tranquilidade para navegar na internet, seja por lazer ou a trabalho.

Como uma VPN Ajuda o Usuário?

Muitas pessoas acreditam que a VPN é destinada apenas para empresas, evitando a violação dos dados. Mas na verdade sua utilidade vai muito além.

vpnSe está viajando para fora do país, saiba que é possível ficar bloqueado. Não conseguirá assistir seu programa de TV favorito, um jogo e até mesmo de ouvir as estações de rádio online.

Ocorre que, mesmo pagando um plano para isso, a internet possui um filtro que limita o uso de acordo com a sua localização. E até mesmo região.

Isso vale também para você que deseja assistir o que não está disponível em seu país. Muitas séries da Netflix, por exemplo, não estão disponíveis no Brasil.

Com o uso de uma VPN você altera seu IP para outra localidade e consegue um acesso ilimitado do que circula na web.

Muitas empresas anunciantes direcionam propagandas com base na localização e na qualidade do aparelho que você está usando. Por incrível que pareça, a estratégia é traçar um perfil do consumidor para elevar o preço de acordo com a condição apresentada.

Se você mora em um lugar bem localizado ou se usa um bom celular, por exemplo.

Uma dica é limpar os cookies antes de começar uma nova pesquisa. Em seguida abra o aplicativo VPN e conecte-se no local desejado através do servidor VPN.

Além disso, muita gente deixa de fazer compras online por medo de ter o cartão de crédito clonado. Ou optam por utilizar cartões virtuais temporários que os bancos criam para que se faça apenas uma única conta. Tudo por receio de usar o banco online e ter a sua senha roubada.

Com uma VPN é possível criar um canal de comunicação exclusivo com o site que deseja comprar. Assim, seus dados não ficam vulneráveis a intermediários e não podem ser roubados.

Rede Pública com Segurança

vpnUm dos momentos em que seu acesso à internet está mais vulnerável é quando se navega em uma rede pública. Afinal, ela deixa os seus dados mais vulneráveis para quem também estiver nela.

Usando a VPN é possível navegar muito mais tranquilo e saber que não terá problemas depois. Com a criptografia dos dados, por mais que tentem violar a sua privacidade, não conseguirão captar nada.

Usar a internet de forma segura não requer apenas que o usuário adote cuidados simples. Ela exige que a segurança online com a VPN seja um complemento que garante muito mais proteção. Mas fique atento ao aplicativo de VPN que está usando.

Escolha um Bom Fornecedor de VPN

Existem diferentes empresas que disponibilizam o serviço de VPN. Porém, quando for optar por um, é preciso pesquisar sobre ela.

Veja há quanto tempo está no mercado, o que os clientes têm a dizer, se entregam o que realmente prometem e se os valores estão de acordo com o serviço disponibilizado.

Analise com todo cuidado quem cuidará dos seus dados e garantirá a sua tranquilidade ao usar a internet. Você quer tranquilidade e não mais dor de cabeça.

Autora: Luana Biral