Consumo de Energia das Novas Tecnologias

computadorComputadores, impressoras, tablets, celulares e bicicletas elétricas não estão entre os maiores vilões da conta de luz.

No entanto, como estamos cada vez mais conectados, é importante acompanhar o consumo dos mesmos.

Para desktops e notebooks com sistema operacional Windows existe o Joulemeter, programa que informa o gasto energético do equipamento. Ele pode ser baixado e instalado aqui.

De qualquer forma vale notar que notebooks consomem menos energia que desktops – cerca de 15 a 60 Watts por hora, contra os 65 a 200 Watts dos computadores de mesa tradicionais.

Tablets e celulares consomem pouca energia – desde que os carregadores sejam retirados da tomada assim que a bateria dos aparelhos estiver completa. Carregadores continuam puxando energia mesmo sem estarem conectados aos dispositivos.

Baterias de bicicletas elétricas, que ficam carregando por em média 8 horas, é de 0,8 kW por recarga completa.

Televisores: Qual o Mais Econômico?

Televisores de plasma são os maiores consumidores de energia, seguidos pelos LCD e, por último, pelos de LED.

No entanto o modelo mais econômico é o de tecnologia OLED – ainda pouco encontrados no Brasil. Isso acontece porque a TV OLED não necessita de luz traseira: ela possui iluminação própria.

É importante lembrar que quanto maior a tela, maior o consumo. Ou seja, quanto mais polegadas tiver a sua TV, mais cara a conta de luz.

O mesmo se aplica aos aparelhos de alta definição (HD) – são sempre menos econômicos.