Vantagens de Comprar um Carro Usado

Escrito por

Sempre que se pensa em comprar um carro, surge um dilema: comprar um carro novo menos equipado ou um carro usado com mais equipamentos ou de categoria superior? Confira nossas dicas e faça um bom negócio.

O principal argumento de um carro usado é, sem qualquer dúvida, o preço inferior ao de um carro 0km.

Com um pouco de paciência e uma procura bem executada, é possível comprar um carro usado (ou até mesmo seminovo) com bom estado de conservação, e do jeito que você deseja. Veja a seguir.

Diferença de Carro Usado e Seminovo

Em primeiro lugar, cabe um importante esclarecimento: a diferença de carro usado para carro seminovo.

Ambos já foram usados por alguém e também já estão emplacados. Mas é considerado um carro seminovo aquele veículo que ainda está dentro do processo de garantia original de fábrica, e tem menos de 12 mil km rodados por ano.

Ou seja, um carro de dois anos e meio e 30 mil km rodados, e que tenha garantia de três anos, ainda é considerado um seminovo. Portanto, atenção na hora de procurar.

Preço de um Automóvel Usado: Fatores de Influência

carros usadosA primeira coisa que lembramos quando se fala em carro usado é justamente o valor mais baixo do que um carro zero km.

Ao adquirir um carro zero km, ele desvaloriza em média de 15% a 20% logo no primeiro ano de uso. Podendo ser ainda mais de acordo com a marca, ou se é um modelo importado.

Carros de categorias como sedans compactos e médios, bem como os hatch-backs compactos, são os que menos perdem valor, na média. Carros de categoria premium e de valor mais alto (acima dos R$ 100 mil), tendem a sofrer maior desvalorização.
Cores também interferem no valor final do carro. Se o carro não for um esportivo ou de proposta aventureira, é mais indicado ficar nas cores neutras, como: preto, prata, branco, cinza ou outras cores neutras. Cores fortes e vibrantes, podem afastar parte dos interessados.

A marca do carro interfere diretamente no valor de revenda. Marcas com histórico de manutenção dentro da média, e sem excessos nos custos de pós-venda (peças e mão de obra), são mais valorizadas.

Por fim, qualquer negociação durante a compra de um carro usado é sempre mais flexível, que num carro zero quilômetro. Não é por acaso, que o mercado de carros usados foi o fiel da balança durante a crise que assolou o mercado nos últimos anos.

Custo de Propriedade do Carro Usado

Outra vantagem do carro usado é seu custo de propriedade menor. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é proporcional ao valor do carro, ou seja, fica menor a cada ano que passa.
Também é muito comum que comprador não tenha que pagar esse imposto. Afinal, quem está vendendo o veículo normalmente já quitou esse imposto.

Seguindo a mesma lógica do IPVA, o seguro também é proporcional ao valor do carro. Conforme o tempo passa, o seguro fica mais barato.

Automóvel Usado: Estado de Conservação

carro vendaCarros usados também podem parecer novos, como os seminovos com um ou dois anos de uso. E nesses casos, muitas vezes os carros ainda estão com a garantia de fábrica (geralmente 3 anos, e em alguns casos 5 anos) e pouco rodados.
Ou seja, para quem não abre mão de um carro novo, mas o orçamento é menor, seminovos são a possibilidade de realizar o sonho.

Uma dica importante para ver se o carro seminovo ainda está na garantia é ver se no manual estão registradas as revisões que devem ser feitas na concessionária.
Mas existem ainda carros que não estão em garantia, tem mais de cinco anos de uso e mesmo assim baixíssima quilometragem.

Isso é relativamente comum, pois existem pessoas que compram carros para usar só nos finais de semana (ou percursos bem curtos) e ficam sempre em garagem fechada. Esses também são ótimas opções de compra, e costumam ser valorizados.

Evitando Problemas

Carros usados podem ser comprados de particulares ou de lojas.
Lojas geralmente dão mais segurança na hora da compra. Elas são obrigadas a oferecer a garantia legal de 90 dias para motor e câmbio.

Além disso, no geral, as grandes e tradicionais lojas não fazem redução de quilometragem no odômetro. Também evitam comercializar carros provenientes de grandes ou médios sinistros. E sempre preferem veículos com documentação em dia.

Comprar de particulares pode permitir uma negociação melhor no valor do carro. Contudo, o cliente corre o risco de ficar exposto à algum tipo de passivo do veículo.

Em ambos os casos, fazer uma vistoria cautelar pode evitar muitas dores de cabeça para quem está comprando. A vistoria cautelar, que não é a vistoria obrigatória para a transferência, busca identificar problemas no carro::

• Se o carro já foi batido;
• Consertos mal feitos;
• Peças trocadas ou remarcadas;
• Multas

A vistoria cautelar é a melhor forma do consumidor leigo se proteger sobre a qualidade do veículo. Além disso, o seu custo não é tão elevado, valendo sua execução.

Procurando por um Carro Usado?

carro chaveTalvez a parte mais trabalhosa na hora de comprar um carro usado seja achar exatamente como desejado. Talvez o comprador ache o modelo que deseja. Mas não na cor que queira, ou sem os equipamentos pretendidos.
Ou ainda num preço acima do que pode pagar. Encontrar o “carro perfeito” pode demorar e exige paciência.

Essa tarefa pode ser bastante facilitada com a ajuda da internet. Os diversos sites de compra e venda permitem que o comprador faça muitas buscas do carro desejado, sem sair de casa.
Assim, ele pode deixar apenas para ver pessoalmente aqueles que mais agradaram, economizando muito tempo.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Comprecar.