Tudo Sobre TV Online, ou Via Internet

Escrito por

 

Até a virada do milênio existiam três formas de se assistir tevê: por transmissão aérea, por satélite ou sinais à cabo (por assinatura).

No entanto há alguns anos surgiu uma nova maneira de assistir não só canais tradicionais como também filmes e séries às vezes inteiramente exclusivas: a tevê via internet, ou popularmente a TV online.

Isso só foi possível com a popularização dos computadores domésticos e da banda larga de internet. Aqui, os dados de imagem e som são transmitidos online.

Existem três grandes formas de acessar conteúdo audiovisual via internet: a IPTV (Internet Protocol Television), a TV online e a Apple TV.

IPTV: Como Funciona

iptvA IPTV veicula conteúdo através de um receptor (set-top box) ligado ao televisor através de um cabo HDMI.

Ela é previamente contratada junto a um fornecedor. Por isso, seu modelo é muito semelhante ao da TV à cabo.

A conexão banda larga, inclusive, é oferecida junto com o serviço de IPTV, e a banda destinada à transmissão de dados televisivos (4 Mbps) é exclusiva para esse fim, não interferindo no restante da conexão.

O conteúdo é veiculado a partir de uma rede de conteúdo que faz o cache do áudio e do vídeo e garante a estabilização da transmissão.

A qualidade é excelente; no entanto, a transmissão pode sofrer pequenas interrupções se a conexão com a internet não for muito boa.

No Brasil, alguns fornecedores de IPTV são a GVT e Oi.

Tevê pela Internet: Streaming, P2P, iTunes

Já quando o conteúdo é acessado diretamente de sites de streaming (como Netflix) e torrents (BitTorrent, por exemplo), estamos falando de TV pela internet.

Costuma ser assistido sobretudo no computador, mas também pode ser acessado por meio de aparelho de tevê conectado diretamente à internet ao com um cabo a um notebook.

Algumas tevês já até possuem controle remoto com botão específico para acessar o Netflix, por exemplo.

Conheça os diferentes tipos de acesso ao conteúdo audiovisual feito diretamente para o computador ou televisão.

Streaming

Streaming é quando conteúdos multimídia são transmitidos para o seu computador diretamente do site aonde estão listados.

Você assiste a um filme, show, séries ou escuta uma música enquanto os dados são transmitidos via internet para o seu computador, mas o armazenamento no HD não é possível.

Com o streaming você assiste aos conteúdos desejados na hora e quantas vezes quiser.

netflix amazon hulu

Conteúdos audiovisuais em streaming estão disponíveis no famoso Youtube ou também em sites como Netflix, Amazon e Hulu.

O Youtube é uma rede social gratuita que permite que qualquer pessoa disponibilize vídeos para que outros assistam em streaming. No entanto, a qualidade é muitas vezes baixa, e os direitos autorais não estão garantidos.

Para acompanhar o ritmo do mercado, o Youtube está começando a investir em canais próprios, criando celebridades e ganhando mais audiência. Diversos produtores (como o Porta dos Fundos) começaram a usar a plataforma para divulgar seus episódios.

Atualmente os anúncios no início da transmissão do conteúdo se tornaram comuns. Isso paga a operação do Youtube, o mantém no ar.

Já no Netflix, Amazon e Hulu são sites que disponibilizam filmes, séries, desenhos animados e outras modalidades de conteúdo disponíveis na TV à cabo mediante a realização de um cadastro e o pagamento de uma mensalidade.

A qualidade é muito boa e direitos autorais não são violados.

O maior de todos os fornecedores de conteúdo streaming pago é o Netflix; a Amazon também oferece diversos filmes de grandes estúdios.

O Hulu tem muita coisa que passa na tevê à cabo e alguns catálogos mais exclusivos, como o Criterion Collection (uma marca de DVDs clássicos). Já o Mubi é especializado em filmes “de autor”: é como ir ao festival de Cannes sem sair de casa.

No Brasil, a Globosat está criando um aplicativo para que os programas de seus canais também possam ser vistos a qualquer hora em streaming.