Na Hora de Tunar seu Carro, Tenha Atenção!

Escrito por

Se você está pensando em tunar seu carro, antes de qualquer coisa lembre-se de contratar uma oficina de confiança (principalmente para a parte mecânica). As modificações são responsáveis por garantir um maior poder de dirigibilidade.

Vários cuidados devem ser levados em consideração ao deixar seu veículo tunado, sobretudo porque as mudanças incluem aquisições de motores personalizados, catalisador de escape desportivo, kit de indução, upgrade no abastecimento de combustível, entre outras.

Tenha cautela e paciência, pois as modificações acarretarão em mais torque, potência e velocidade.

Claro que Você Quer Mostrar seu Carro Tunado!

carroNão há como negar que os automóveis tunados sempre se destacam pelas ruas, uma vez que eles representam uma personalização peculiar, fazendo com que o proprietário se sinta único e especial.

Além da parte mecânica, pinturas mais chamativas, sons de altíssima qualidade e outros tipos de acessórios deixam os veículos mais destacados e totalmente vigorosos.

As Maiores Modificações do Carro Tunado

Entre os métodos mais utilizados estão a preparação aspirada, a instalação de turbo e a reprogramação do chip do módulo de gerenciamento da injeção eletrônica, que compreendem a substituição e ajuste de vários componentes do motor.

Para ter um resultado de qualidade, fique atento, pois as modificações exigem projetos, cálculos e análises – caso contrário, mudanças mal executadas têm efeito negativo sobre o desempenho, componentes mecânicos e eletrônicos.

Uma forma de evitar problemas é substituir esses itens por peças de qualidade comprovada e realizar a devida manutenção. Assim, sua garantia será maior.

Acessórios Mais Procurados na Customização do seu Carro

painel carroAo percorrer as ruas de sua cidade, certamente você encontrará lojas especializadas neste ramo, que vendem acessórios e diversos tipos de componentes como bancos reclináveis, turbo, intercooler, óxido nitroso (nitro), parachoques com medidas distintas, aeorofólios, rodas grandes e de liga leve, suspensão a ar, etc.

Talvez o acessório que mais se destaca é o nitro, que permite a admissão de um volume extra de combustível assim que o óxido entra no coletor de admissão.

Lá, ele passa do estado líquido para o gasoso e, por conta disso, a temperatura reduz bruscamente. Esse resfriamento é o responsável por colocar mais ar puro dentro da câmara de combustão, propiciando mais efeito e gerando uma queima maior de combustível nos cilindros.

Com isso, o carro ganha, por alguns segundos, até 120 cavalos a mais de potência.

Cuidado se for Trocar a Suspensão do Carro!

Muitos fazem questão de alterar a suspensão também, porém, de acordo com a Resolução do CONTRAN 262/2007, é proibida a suspensão a ar.

A lei estabelece que, para os carros que tiverem sua suspensão modificada, instalação de turbo e mudanças radicais no motor, deve-se pedir uma autorização prévia no órgão de trânsito. Então é feita  uma inspeção, um Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

No caso da suspensão, haverá uma observação sobre a nova altura do automóvel medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.

Saiba que dirigir um carro fora das especificações descritas no CRLV pode dar multa de R$ 127,69 e perda cinco pontos no prontuário, pois é uma infração grave de trânsito.

Manutenção do Carro Tunado

carroPara manutenção, é interessante que os motoristas façam as trocas de óleo e filtros nos prazos recomendados pelos fabricantes.

Além disso, vale a pena sempre conferir se o nível de água do radiador está completo, já que os componentes do propulsor serão muito mais exigidos.

Contudo, o fato de tunar seu carro será muito mais do que apenas personalizar as características do seu veículo conforme as suas preferências do momento.

Na verdade, o carro em si será alterado justamente para produzir mais energia ou fornecer alto poder de dirigibilidade ao motorista.

Por fim, fique atento às mudanças, ainda mais no que diz respeito à motorização. Preste atenção, ainda, ao que diz a legislação, para que você não tenha problemas indesejados no futuro, e penalizações.

Texto elaborado pela equipe da Lubmix