Quando devo completar o nível de óleo?
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão.
Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.
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Qual o nível correto do óleo no carro?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior.
Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação.
No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
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Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo?
É importante que se espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido desligado para se medir o nível do óleo.
Isto porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume de óleo.
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Um carro velho também pode usar um óleo de última geração?
Sim. Você pode usar um óleo que possua um nível de desempenho superior ao recomendado pelo fabricante para seu motor.
O inverso é que não é recomendado.
No entanto, recomenda-se que, ao colocar este óleo superior, você realize a troca do filtro de óleo e repita esta operação, em um intervalo menor do que o indicado pelo fabricante.
Isto se deve ao fato de que os óleos mais avançados limpam mais o motor e desta forma tendem a obstruir o filtro em um período mais curto.
Após este procedimento ser realizado, você pode voltar a seguir os períodos de troca usuais e garantir uma melhor lubrificação do seu veículo.
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Devo adicionar algum aditivo ao óleo para melhorar o desempenho do meu motor?
Não há necessidade de adicionar aditivos complementares ao óleo.
Os lubrificantes recomendados já possuem todos os aditivos necessários para atenderem perfeitamente ao nível de qualidade exigido.
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Posso misturar produtos de marcas diferentes?
A princípio, os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, desde que se tome cuidado de misturar produtos de mesmo nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE.
No entanto, a melhor alternativa ainda é evitar estas misturas, sempre que possível, de forma a permitir o melhor desempenho do óleo utilizado.
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Qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve” que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca de óleo?
Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda e pára do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6 km, ou em estradas poeirentas.
Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias pavimentadas, como no caso de viagens.
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Existe óleo para 5.000, 10.000, 15.000 e 20.000 km?
Não. Não é o óleo que determina o período de troca, mas sim, o fabricante do veículo.
No manual do proprietário, o fabricante do veículo recomenda a especificação do óleo que atende àquele motor e qual o período de troca.
Esta recomendação considera vários fatores, tais como modelo e ano de fabricação do veículo e tipo de serviço a que o veículo é submetido (leve, moderado ou severo).
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Quando trocar o óleo de direção hidráulica ?
O correto é trocar o fluido da direção hidráulica periodicamente a cada 20.000 km ou 12 meses ou quando o fabricante indicar.
Mesmo que alguns fabricantes digam que é só completar o nivél do óleo, é bom trocar todo o fluido, para evitar as particulas de metais que vão se acumulando com o tempo e que acabarão por prejudicar os retentores da caixa de direção, a bomba, etc.