Tipos de Impressora: Entenda as Diferenças

Escrito por

 

São tantos modelos de impressora disponíveis no mercado que é difícil saber qual é o melhor para o seu tipo de trabalho.

Existem impressoras coloridas e monocromáticas, com capacidade de imprimir dezenas, centenas ou milhares de páginas.

Algumas são capazes de ser operadas via aplicativos em smartphones – só pra mencionar uma das funcionalidades que encontramos nesses equipamentos.

Porém, antes de considerar a diferença de preço, tamanho ou funções, é essencial considerar um fator muito importante: o tipo de suprimento utilizado pela impressora.

É ele que vai determinar quanto você vai gastar para manter o equipamento funcionando, a qualidade da impressão, quantidade de páginas que poderá imprimir sem fazer a substituição e a velocidade da impressora.

Conheça os diferentes tipos de impressora e veja qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Como Funciona a Impressora à Laser

impressoraAs impressoras à laser se popularizaram muito nos últimos anos – especialmente em empresas e universidades, onde se imprime um grande número de documentos todos os dias.

Essa popularidade se deve principalmente a dois fatores: a velocidade e o baixo custo das impressões.

Os equipamentos à laser são mais caros do que as impressoras jato de tinta, mas compensam esse investimento, já que os toners originais, como esses, geralmente tem capacidade para fazer milhares de impressões sem necessidade de substituição.

A tecnologia das impressoras à laser, baseada na eletricidade estática, também permite impressões muito mais rápidas e precisas, principalmente de conteúdos em textos: letras pequenas e tipografias detalhadas são reproduzidas com exatidão.

Alguns modelos de impressora a laser são capazes de imprimir mais de 50 cópias por minuto!

O Que Esperar da Impressora Jato de Tinta

tinta impressoraAs impressoras jato de tinta eram as mais populares até alguns anos atrás.

Hoje em dia podem ser encontradas por valores bastante competitivos no mercado, o que as tornam ideais para uso em residências e pequenas empresas – onde não existe a demanda para muitas impressões diárias.

A diferença das impressoras jato de tinta é que elas utilizam cartuchos de tinta com quatro cores primárias (preto, ciano, amarelo e magenta), que se misturam para formar uma variedade incrível de outras cores.

As impressoras jato de tinta também possuem muita qualidade e são muito usadas em empresas onde é necessário imprimir fotos e imagens.

Isso porque as impressoras jato de tinta ainda oferecem mais qualidade e precisão na impressão desse tipo de arquivo.

Impressoras Multifuncionais: Vale a Pena?

Impressoras multifuncionais não apenas realizam impressões de fotos e documentos como também funcionam para copiar, digitalizar e algumas vezes até enviar e receber fax.

São, portanto,item obrigatório em escritórios e home-offices.

Podem ser encontradas tanto em versão à laser quanto jato de tinta. Oferecem boa velocidade de impressão.

Impressora à Cera

Oferecidas apenas pela Xerox, essas impressoras são muito menos conhecidas e utilizadas que os modelos citados acima.

impressora ceraCriado em 1991, o sistema utiliza bastões sólidos de cera nas impressoras, o que diminui o desperdício de material e aumenta a lucratividade nas empresas.

É indicado para empresas que imprimem uma grande quantidade de documentos coloridos diariamente, pois diminui consideravelmente os gastos.

Seu uso também é bastante simples, com menos componentes móveis para substituir, e um plano de cores híbridas que visa a diminuição de custos.

A desvantagem é que, por ser um sistema pouco popular no Brasil: você pode ter dificuldade para encontrar tanto a impressora quanto os suprimentos.

Mas vale a pena pesquisar e correr atrás desse tipo de impressora se a sua meta é economizar e ganhar mais produtividade com as impressões.