A estiagem está afetando grande parte do país e começa a faltar água em algumas cidades.
A situação pode ser amenizada se aprendermos a economizar água – esse bem precioso. Essas dicas também podem ser valiosas em caso de racionamento.
[h2 type=”2″ width=””]No Banheiro[/h2]
Um banho econômico não só não deve ultrapassar cinco minutos como exige que a torneira seja fechada na hora de se ensaboar e de lavar o cabelo. Aproveite a ocasião para escovar os dentes.
Se o chuveiro está seco mas você guardou água em baldes, o banho pode ser tomado com a ajuda de uma jarra plástica (ela evita o despejo da água diretamente do balde, que desperdiçará o líquido).
Se houver excesso de espuma, coloque uma colher de chá de vinagre na água do enxágue.
Em localidades onde o PH da água é mais ácido costuma ser mais difícil eliminar a espuma do sabonete ou do xampu.
Você também pode economizar água adotando o álcool em gel no lugar de lavar as mãos.
Dar menos descargas no vaso sanitário também é uma forma eficiente – e importante – de economia de água. Aqui, é claro, vale o bom senso.
Usando a privada apenas para urinar, é possível puxar a descarga apenas quando a cor ficar mais concentrada.
Há, ainda, vasos sanitários providos de descargas econômicas.
Em todo caso, mantenha sempre a tampa fechada para controlar odores, e não utilize o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro.
[h2 type=”2″ width=””]Na Cozinha[/h2]
Está na hora de usar a tampa da pia ou mesmo uma bacia para lavar a louça.
Primeiro, retire o excesso de comida e gordura com papel absorvente. Molhe ligeiramente os itens, feche a torneira e, em seguida, ensaboe os objetos menos gordurosos, como copos e xícaras, para os mais gordurosos – talheres, pratos e panelas, nesta ordem.
Quando tudo estiver ensaboado, tampe a pia ou coloque uma bacia debaixo da torneira.
Coloque todos os copos e xícaras embaixo da torneira, com vazão mínima de água. Enxágue-os.
A água que completa ajuda a enxaguar os copos e, depois, ajudará a lavar talheres, pratos e panelas.
Se a escassez de água for grande, uma só bacia com água pode enxaguar uma louça inteira.
Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.
Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível. – Site da Sabesp
E, na hora de cozinhar, é possível utilizar água mineral de garrafa.
[h2 type=”2″ width=””]Na Lavanderia[/h2]
A maioria dos tipos de lavadora de roupa permite a seleção do nível médio ou baixo de água: esses passarão a ser o comando principal da máquina! E não se esqueça de sempre selecionar a lavagem simples com apenas um enxágue.
É importante notar que jamais devemos encher a máquina com mais roupas que o indicado pelo fabricante, já que o peso excessivo pode danificar o motor da máquina na hora de centrifugar.
Se você lava roupas no tanque, deixe-as de molho e utilize a mesma água para esfregar e ensaboar – água nova somente na hora de enxaguar.
Você pode aproveitar a última água do tanque ou da máquina para lavar o quintar ou a calçada, pois ela já contém sabão.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Na Limpeza da Casa[/h2]
Evite produtos desinfetantes que geram espuma, pois eles exigem água para eliminá-la.
Varra mais e passe menos pano no chão.