Sistema Trifuel (3 combustiveis)

O Trifuel Bosch, sistema digital multiponto de gerenciamento de motor, possibilita o uso de Gás Natural Veicular (GNV), gasolina, álcool ou qualquer mistura destes dois últimos combustíveis no mesmo veículo.

Com apenas uma unidade de comando, o Trifuel administra sistemas de injeção e de ignição, controle de ar, regulagem de detonação, entre outros componentes, com base na análise de vários sensores que ajustam a mistura, o avanço e a quantidade de ar que entra no motor.

A presença de um turbo compressor no sistema auxilia no aproveitamento das diferentes características dos três combustíveis.

Ele pode gerar um ganho de torque que elimina a perda de rendimento existente hoje nos carros convertidos.

1 Canister
2 Reservatório de gasolina para partidas a frio
3 Relé
4 Bomba elétrica de combustível
5 Válvula solenóide
6 Válvula de purga do canister
7 Sensor de pressão/Temperatura de ar
8 Galeria de combustível/Válvula de injeção
9 Sensor de detonação
10 Sensor de rotação
11 Sensor de temperatura
12 Sensor de fase
13 Bobina de ignição
14 Pedal acelerador
15 Corpo eletrônico de borboleta
16 Turbocompressor
17 Sonda Lambda
18 Válvula de controle do turbocompressor
19 Válvula de corte do cilindro
20 Válvula de abastecimento de GNV
21 Regulador de pressão de GNV
22 Válvula de corte de GN
23 Galeria
24 Válvula injetora de GNV
25 Cilindro de GNV
26 Unidade de comando
27 Bomba de combustível
28 Vela de ignição

fonte:Bosch