O self storage é um mercado já consolidado em muitos países e que nos últimos anos tem chegado com força ao Brasil.

Basicamente a proposta do segmento é ser uma alternativa a falta de espaço, seja para clientes comuns ou empresas. Nos containers do depósito temporário é possível guardar móveis, roupas, documentos e outros.

Como Alugar um Espaço de Self Storage

Para começar a usar um self storage o cliente precisa apenas saber qual o espaço que ele precisa, onde poderão ser alocados todos os seus pertences que não podem ser guardados em casa ou no escritório.

Para ajudar nesta decisão é importante ter em mente que um box de 7m², por exemplo, terá espaço suficiente para guardar móveis de um apartamento pequeno, de aproximadamente 70m².

Já um box mais espaçoso, de 45m² terá capacidade para guardar toda a mobília deuma casa grande, tendo o espaço semelhante ao de um caminhão baú.

Após decidir qual o espaço necessário para guardar seus pertences terá início a fase de pesquisas de orçamento e de empresas. O indicado é que o cliente considere fatores como:

  • Localização da empresa;
  • Preço do box;
  • Segurança oferecida;
  • Diferenciais da oferta.

Escolhendo a Empresa de Self Storage

Uma empresa com uma ótima localização e mais segurança, com adesão de seguro, por exemplo, pode ter um custo maior que uma empresa que não ofereça segurança e cuidados específicos e, portanto, o preço deve ser considerado levando em conta esses outros fatores.

self storageO aluguel do box é formalizado pela assinatura de um contrato informando o período de aluguel, tamanho do box escolhido, forma de pagamento e garantias do cliente.

Algumas empresas de self storage não pedem nenhum tipo de documentação pessoal, como comprovante de rendimentos: após conhecer o box escolhido o cliente poderá no mesmo dia fechar o contrato apenas com os documentos básicos.

Também não há burocracia caso o cliente queira estender o período de vigência do aluguel, processo que é realizado automaticamente caso o cliente não peça que se interrompa o contrato.

Todos esses aspectos fazem com que seja mais prático o aluguel de um box do que o aluguel de um imóvel com finalidade apenas de depósito, por exemplo.

Pensando ainda nas vantagens, o box oferece segurança e praticidade sem outras contrapartidas vistas em imóveis, como contas de água, luz, condomínio e impostos.

O box pode apresentar um corte de gastos de cerca de 50% em comparação com uma sala comercial, fora que não existe problemas burocráticos para o encerramento do contrato.

Vantagens do Self Storage

A principal vantagem do self storage é permitir que o cliente tenha mais espaço livre em casa ou no escritório.

self storageEssa otimização do espaço é o que leva muitas pessoas a contratarem esse serviço, motivando que entre 60% e 70% dos alugueis de box em depósitos temporários sejam realizados por pessoas físicas.

Muitas vezes, por mais que haja organização no ambiente doméstico, o excesso de objetos atrapalha e faz com que hajam pilhas e áreas reservadas apenas para bagunça, o que pode ser evitado com o aluguel do self storage.

Este espaço ainda pode ser usado para melhorar e organizar arquivos referentes ao trabalho, são diversas as possibilidades para este segmento, por exemplo:

  • Escritórios com uma grande quantidade de arquivos em papel e pastas;
  • Buffets que precisam guardar brinquedos, mesas, cadeiras e outros objetos;
  • Lojas com pouco espaço, mas grandes estoques;
  • Livrarias com grandes estoques de livros e outros itens.

O uso variado do self storage permite que ele seja uma opção para períodos de reforma ou mesmo mudanças, com custos mais baixos por metro quadrado.

Além das demais vantagens, muitas pessoas procuram depósitos temporários com a opção de box climatizados para guardarem coleções de vinhos, bebidas finas, obras de arte, equipamentos musicais e outros itens que exigem uma temperatura controlada.

A tendência é que o self storage se consolide e se torne cada vez mais popular e acessível.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Cangubox.