Muitas pessoas tem o hábito de guardar os documentos pessoais em lugares diferentes por medidas de segurança e por conta das necessidades do dia a dia.

Normalmente mantemos na carteira o RG, CPF ou, apenas a CNH.

Dessa forma, quem nunca viveu um momento, em situações específicas, que se tornou um desafio encontrar a carteira de trabalho, a certidão de casamento, a carteira de vacina, o título de eleitor ou aqueles documentos pessoais que não precisamos com tanta frequência?

Segurança e Organização em Casa

Guardar os documentos pessoais de forma organizada pode evitar uma dor de cabeça imensa no futuro. Portanto para começar a primeira dica é organizar todas as papeladas de casa.

pastas suspensasVocê pode usar uma pasta sanfonada com divisórias, pastas suspensas ou, até mesmo, dentro de uma caixa de sapatos, organizar saquinhos e nomear como documentos pessoais, documentos das crianças, contas de casa,faturas do cartão do crédito, entre outros.

Quanto mais categorias e subcategorias criar é melhor, por exemplo: na categoria contas de casa, você pode criar subcategorias como água, luz, telefone e etc.

Assim você já organiza tudo, além dos documentos pessoais.

Tão importante, quanto organizar os documentos é assegurar de que não serão danificados, por conta de um acidente doméstico, umidade ou situações parecidas.

De preferência, escolha um local alto e seco da casa para guardar e de difícil acesso para as crianças ou estranhos, mas que você não corra o risco de esquecer.

Um lugar pessoal como o guarda-roupa pode ser útil. Outra dica é fazer o uso de escrivaninhas que tenha gaveteiros com chaves, você pode levar uma cópia com você e guardar a outra.

Documentos que Devem Estar Sempre com Você

No dia a dia, é importante levar na carteira sempre uma identificação com foto.

Normalmente, quem usa o carro está sempre com a CNH, mas se este não é o seu caso, se for apenas um dia comum (de casa para o trabalho e vice-versa), leve apenas uma identificação como o RG.

Não é necessário levar, diariamente, todos os documentos com você.

Vale a pena manter uma cópia – de preferência colorida, que é mais aceita – dos documentos originais que estão em casa, como RG, CPF, título de eleitor. Você pode autentificar se quiser.

Outra dica valiosa que é cada vez mais comum é guardar cópias de documentos em programas online (na nuvem), principalmente aqueles que podemos precisar de maneira imprevisível como o número da carteira do plano de saúde.

Existem aplicativos que facilitam esse armazenamento apenas com a câmera do celular, então vale a pena fazer uso dessa tecnologia.

Essas dicas são importantes não só para casos de roubo como também para furto e perda.

Segurança na Hora de Descartar

Na hora de descartar os documentos pessoais é preciso ter muito cuidado, pois se cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas pode causar um problema gigantesco no futuro.

Portanto, é preciso se certificar de que na hora de descartá-los, foram destruídos por completo.

cortar cartão
Destrua cartões de banco e crédito em cima da tarja magnética e chip

Uma dica é usar um triturador de papel para inviabilizar ou cortar com uma tesoura, principalmente as partes com informações importantes. É importante que os cartões de banco, por exemplo, sejam destruídos exatamente no local do chip, para evitar fraudes.

Para os papéis, além do picotador, você pode escolher uma área livre e segura fora da casa e queimá-los – na churrasqueira ou em uma fogueira, por exemplo. Só não esqueça de limpar a área quando tiver terminado.

Outra dica é molhar os papéis: você pode encher um recipiente e deixar mergulhado por algumas horas e depois destruir.

É preciso ter cuidado na hora de descartar os documentos que possuem informações agrupadas como: nome completo, números do RG e CPF, dados bancários e informações da família.

Uma pessoa mal-intencionada pode fazer uso dessas informações juntas.