Roteadores e Switches: Tire suas Dúvidas

Escrito por

 

Embora sejam equipamentos muito úteis e conhecidos, muita gente ainda tem dúvidas sobre roteadores e switches.

Confira as principais funções e características desses dispositivos e respostas para algumas das perguntas mais frequentes.

Como Funcionam os Roteadores

Esse tipo de equipamento é sem dúvida um dos mais utilizados hoje, em especial os que têm tecnologia Wi-Fi.

Um roteador serve para transmitir dados entre máquinas (computadores) e também entre redes, como entre a Internet e a Ethernet (rede interna).

roteadorPor isso, ele pode ser usado também com a função de switch e hub, possibilitando que computadores de uma ou mais redes troquem informações.

Atualmente, a maioria dos roteadores são wi-fi e incorporam a função de modem, usados para conectar computadores, tablets, smartphones e demais dispositivos à Internet sem usar fios e cabos.

Mas nem todo roteador é um modem: existem roteadores que só funcionam com cabos, por exemplo, e aqueles feitos exclusivamente para realizar a comunicação entre computadores e redes.

Ao comprar um equipamento desses para usar como modem wi-fi, certifique-se de que ele tenha essa funcionalidade.

Roteadores: Alcance do Sinal e Segurança

Ter alguns cuidados simples e básicos pode aumentar bastante a eficiência do equipamento: coloque o roteador em um ambiente central da casa; tenha atenção para ver se as antenas dele estão conectadas no equipamento e posicionadas de forma vertical; evite que o roteador fique em mobílias muito baixas ou ainda ao redor de objetos que possam prejudicar o sinal.

Com relação à segurança e às ferramentas de proteção do roteador: a maioria dos equipamentos possui um firewall – sistema que exige que o usuário informe uma senha ao se conectar à(s) rede(s) roteada(s) pelo dispositivo.

Porém, esse recurso também não é necessariamente universal e, além disso, precisa ser configurado de forma correta pelo usuário administrador do roteador.

Para Que Serve o Switch

O switch é a evolução do hub, um equipamento usado para transferir dados entre computadores dentro de uma mesma rede doméstica (Ethernet).

A principal diferença do switch é a eficiência: ele permite que a informação enviada por uma máquina seja recebida apenas pela outra máquina de destino, e não passe por todos os outros computadores da rede antes de chegar ao destino final – isso tudo acontecia com o uso do hub.

Por ser mais “direto” e enviar e receber informação ao mesmo tempo, o switch torna o tráfego de dados da rede interna mais veloz.

Ela não fica congestionada com muitas informações sendo transmitidas ao mesmo tempo.

computadorUsado principalmente por empresas que possuem vários computadores interligados e trocando dados constantemente, o switch tem a quantidade de portas como principal diferencial entre um modelo e outro.

Quanto mais portas, maior o número de conexões que o switch permite.

O uso de um switch no ambiente doméstico só é realmente vantajoso quando há, num mesmo lugar, muitos desktops que precisem trocar uma grande quantidade de dados entre um computador e outro – além de compartilhar a internet sem perder em velocidade de navegação.

Ainda no caso de um home-office, o uso de um switch só seria vantajoso no custo-benefício caso haja um número de pessoas um pouco maior usando a mesma rede.

Em ambos os casos, a utilização de notebooks com tecnologia wi-fi tem sido o mais usado e também o mais vantajoso, já que traz mais praticidade para atividades domésticas – como usar o computador no quarto para fazer um trabalho acadêmico, por exemplo.

O mesmo vale para um home office: muitas vezes o modem de Internet fica em um cômodo, mas o espaço de trabalho em outro ambiente da casa, e um computador com tecnologia wi-fi acabaria com esse problema sem o uso de cabos e fios.

Switch: Configuração Correta é Fundamental

A principal dúvida: o switch também serve para acessar a internet? Não, isso não é possível, já que esse equipamento é voltado para a transmissão de dados dentro de uma rede interna.

Porém, é possível que você conecte um modem a um switch, que poderá então repassar a conexão para os computadores da rede.

É preciso ter certeza de que as configurações necessárias foram realizadas da maneira correta.

Como isso requer um conhecimento um pouco maior no funcionamento de redes, o mais aconselhável é contar com o serviço de um profissional da área de TI (tecnologia da informação).

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Cinco TI.