Reutilizando a Água da Máquina de Lavar

Escrito por

 

E se fosse possível reaproveitar a água da máquina de lavar roupas para outras atividades domésticas?

Afinal, um ciclo completo de lavagem de roupa utiliza uma média de 90 litros de água, podendo chegar a 200 em alguns casos. É bastante coisa!

Sem contar com o sabão em pó e o amaciante utilizados, que tornam a água da máquina especialmente propícia para algumas tarefas domésticas, como, por exemplo, lavar o chão de áreas abertas.

Também é possível guardar a água do segundo enxágue para reutilizar quando precisar pôr de molho outras peças.

E até mesmo o seu jardim pode se beneficiar: pesquisa realizada pelo Instituto de Biociências da USP garante que a água do segundo ciclo de lavagem da máquina pode ser empregada para regar plantas e gramados.

A reutilização da água da máquina de lavar roupas é vantajosa para o consumidor, que passa a receber contas de água mais enxutas, e para o meio-ambiente – especialmente em épocas de estiagem.

Vale lembrar, no entanto, que a água armazenada para reutilização possui microorganismos que podem causar mau cheiro se permanecer mais de dois dias sem uso. Esse problema pode ser resolvido com a adição de pastilha de cloro, ou similar, na água.

Existem inúmeros vídeos que ensinam a montar diferentes sistemas de reutilização de água da máquina de lavar. Selecionamos para você as melhores ideias. Confira!