O Que Fazer com seu Décimo Terceiro Salário

Escrito por

Chega o fim do ano e com ele o décimo terceiro salário – aquele bônus tão aguardado. É quando você de repente se vê cheio de dúvidas como gastar esse dinheiro? A seguir damos ótimas dicas para orientá-lo melhor e fazer o seu dinheiro valer a pena.

Quem ganha o décimo terceiro salário se vê diante de uma encruzilhada. Existe a via das dívidas, dos gastos de fim de ano, de férias e da poupança. Para qual lado seguir?

Como Gastar seu Décimo Terceiro Salário

dinheiro no bolsoA menos que você tenha conseguido manter suas contas em dia ao longo do ano que passou, a prioridade de uso do seu décimo terceiro é as suas dívidas.

Em outras palavras, ele só poderá ser considerado dinheiro extra caso você não tenha urgências.

Você poderá liquidar dívidas inteiras caso o valor do seu bônus seja suficiente. À vista, você conseguirá um grande desconto a quitação total do débito. Além disso, você começará o ano já livre de meses de parcelas muitas vezes pesadas.

Caso não consiga pagar a totalidade, você poderá amortizar a dívida. Isso normalmente é feito eliminando da última parcela para trás – e pode incluir prestações de outras naturezas, como ligadas a consumo. Você liquidará o débito em menos tempo.

Outra coisa a fazer é já ir reservando uma quantia para a compra de material escolar para o ano letivo que se iniciará após as férias de verão. Você inclusive poderá já comprar alguns itens pitorescos, como estojos, mochilas e lápis de cor e fazer deles presentes de Natal para os pequenos.
Despesas com o automóvel, como seguro e IPVA, também podem ser quitados com seu décimo terceiro.

Outra boa ideia é reservar uma parte dele para aproveitar as férias em janeiro.

De todo modo, você poderá realizar todo esse controle com apps especializados em finanças pessoais.

Caso seu salário seja alto, invista parte ou a totalidade do bônus em algum fundo rentável, com o perfil ideal para você.

Como Investir seu Décimo Terceiro Salário

calculadora contasTítulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto conjugam boa rentabilidade e segurança para quem está investindo. Eles não apresentam taxas de administração e você poderá começar a investir com uma quantia relativamente baixa.

Você também poderá procurar um escritório especializado em investimentos pessoais. Eles poderão aconselhar quais os melhores investimentos para o seu perfil e o ajudará a acompanhar os rendimentos de perto.

Esses investimentos podem se revelar uma excelente ideia caso você tenha grandes planos para o ano que vem. Eventos como casamentos, viagens extensas, abrir um negócio próprio, compra de imóvel ou de automóvel podem ser realizados com mais facilidade.

Colocar esse dinheiro em aprimoramento profissional poderá, também, se revelar rentável. Suas chances de uma promoção e consequente aumento de salário sobem bastante.

O Que Não Fazer com seu Décimo Terceiro Salário

O grande erro a cometer com seu décimo terceiro é não estabelecer prioridades; é não se planejar. Assim, será muito fácil se perder em consumo impulsivo e acabar sem resolver algumas questões financeiras.

Você perderá a oportunidade de se despreocupar com despesas importantes (como já citamos, carro e volta às aulas) ou mesmo se reorganizar financeiramente (dívidas).