Quarto da Criança: Como Organizar os Brinquedos

Escrito por

No quarto da criança a bagunça está garantida: os pequenos dominam a arte de espalhar tudo!  Aqui bolamos estratégias práticas para tornar a arrumação mais agradável para os pequenos.

Deixe o seu filho usar os brinquedos à vontade: brincar é parte fundamental do aprendizado das crianças – é a forma com que começam a descobrir o mundo. Todo quarto infantil é um pouco brinquedoteca também.

Na hora de arrumar, deixe que ele mesmo o faça: isso vai ensiná-lo a ter responsabilidade com suas próprias coisas. O seu papel será o de oferecer locais adequados para guardar tudo.

Veja a seguir.

Delimite os Espaços para Guardar Brinquedos

Quarto das criançasDivida o quarto das crianças em áreas para atividades variadas.

Separar espaços específicos para leitura, trabalhos manuais e artes, tarefas escolares, brincadeiras, vestiário, computador entre outros, de acordo com os interesses de seus filhos.

Isso faz com que todos os objetos e equipamentos relativos à atividade fiquem localizados em uma parte distinta do ambiente.

Aonde Guardar Miudezas, Figurinhas e Revistas

 

Guarde as coisas miúdas em prateleiras: assim é mais fácil encontrar o brinquedo desejado sem tirar os demais do lugar, o que aconteceria no caso de acomodá-los em uma caixa, por exemplo.

Figurinhas e gibis devem ficar em cestos, ao alcance das mãos das crianças.

As revistas ou mesmos livros e apostilas de capa dura devem ser organizadas em pé, dentro de porta-revistas identificados por assunto.

Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.

Quarto Infantil: Como Acomodar Brinquedos

quarto-brinquedo-modeloAo organizar brinquedos, leve em conta que eles devem ficar visíveis e acessíveis.

Brinquedos maiores, como bichinhos de pelúcia, e bonecas ou carrinhos grandes, podem ficar em prateleiras.

Use caixas de plástico colorido, caixotes de feira ou estantes tipo nicho para guardar brinquedos que não se acomodam tão bem em prateleiras comuns. Se a cama da criança possui gavetões, aproveite-os também.

Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar aonde somente você tenha acesso. Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.

Os bichinhos de pelúcia ficam bem locados em uma sacola de náilon presa à cabeceira da cama.

Guardando Jogos no Quarto das Crianças

Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.

No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede. Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.

Descarte os Brinquedos Velhos

17Separe com a criança alguns dos brinquedos que ela não usa mais. Explique que ele poderá ser uma grande alegria para crianças que não tem brinquedos, estimulando a solidariedade do ato de doação.

Aproveite época de aniversários e Natal, quando as crianças estão mais envolvidas com os presentes que acabaram de ganhar.

Se ainda assim seu filho não conseguir doar espontaneamente, apesar de não procurar mais o brinquedo, tire-o de circulação discretamente e reapresente-o em um dia de chuva, quando estiver realmente em casa com foco nos brinquedos.

Mesmo assim, se a criança não sentir falta dele, tome a iniciativa pessoal de doar.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: Mads Boedker