Quanto Tempo Duram Carnes, Ovos, Leite e Laticínios na Geladeira

Escrito por

Sabemos que os alimentos duram bastante quando congelados no freezer. Mas por quanto tempo permanecem em bom estado na geladeira? Saiba a seguir o prazo de validade de diferentes tipos de carnes, do leite, ovos, frios e laticínios quando armazenados nela.

A temperatura média das geladeiras ficam em torno de 4ºC. Ela é suficiente para que as bactérias cresçam bem devagar ou mesmo deixem de fazê-lo.

Com base nisso, é possível calcular como cada alimento se comporta quando guardado ali. Isso ajuda muito a realizar uma alimentação sustentável, com o mínimo de desperdício.

Carne de Boi, Aves, Suínos, Peixes e Crustáceos na Geladeira

A carne fresca de boi, de porco, de cordeiro, vitela, costela, bisteca e miúdos duram de dois a três dias na geladeira. É importante que permaneçam na embalagem original, como bandeja de isopor ou embrulho de plástico, até a hora de serem preparadas.

Carnes moída, cortadas em cubos e linguiça suportam até três dias quando guardadas na gaveta da geladeira.

Todo e qualquer tipo de aves, dois dias. Elas devem ser mantidas em sacos plásticos sem apertar. Já os peixes e todos os tipos de crustáceos duram apenas um dia. A regra de manter na embalagem original também vale aqui.

Após serem preparados, os pratos de carnes duram de dois a quatro dias na geladeira.

Quanto Tempo Duram Ovos, Leite e Laticínios na Geladeira

ovos leiteOvos duram de 15 a 30 dias na geladeira. Claras e gemas duram quatro dias, e devem ser preservadas colocando água em cima delas. O leite, uma semana, e a manteiga se preserva por até dois meses.

Iogurtes costumam durar até duas semanas na geladeira.  O creme de leite dura uma semana e a margarina, um mês. No entanto esses produtos já vem com data de validade. Respeite-a.

Queijo minas e ricota, cinco dias. Queijo prato em fatias, três dias; a peça inteira, 2 meses.

Duração de Frios na Geladeira

Salsicha e bacon fora da embalagem original duram uma semana. Se ainda estiverem embalados, duas semanas – ou de acordo com o prazo de validade.

Assim como acontece com o queijo inteiro e o fatiado, o presunto inteiro dura mais: por volta de uma semana. Quando fatiado, três dias. Outros frios fatiados, como peito de peru e blanquet, ficam bem preservados por até cinco dias.

Linguiças seca ou semi-seca duram três dias.