O pneu é o único objeto de contato entre o seu veículo e a estrada.

Utilizar o pneu correto e mantê-lo calibrado e em bom estado são ações importantíssimas para a sua segurança e para o melhor desempenho do carro.

Os pneus tem vida útil e precisam ser trocados periodicamente.

Isso depende muito do quanto você roda, se o pneu que está no carro é original e se você obedeceu às instruções no manual do proprietário do veículo.

Entendendo o Código do Pneu

Na lateral externa de cada pneu existe um código que descreve suas características, como uma espécie de RG. Tais códigos podem começar com:

  • LT (“Light Truck”), ideais para caminhonetes, vans e furgões;
  • P (“Passeio”), que são os pneus comuns de carro de passeio;
  • ST (“Special Trailer”), usados em reboques, carretinhas e trailers diversos;
  • T (“Temporários”), que são pneus mais finos usados em estepes.

Usando como exemplo um pneu com código “P175/70 R14 86V” já sabemos que é para um veículo de passeio, pois começou com a letra P.

Já o código 175/70 é o tamanho do pneu: o número 175 significa a largura de rodagem, medida em milímetros; já o 70 é a altura do pneu, indicando que tem 70% da largura de rodagem – nesse caso 122,5mm.

pneusA letra R que vem em seguida significa que o pneu é radial, ou seja, tem uma malha de aço com vergalhões paralelos e transversais. Esses pneus operam sem câmara.

O número 14 indicado no código do pneu indica o raio da roda: dependendo do seu veículo, mesmo sendo de passeio, o raio da roda pode ser modificado. Se desejar alterá-lo por qualquer motivo, terá que trocar as rodas também.

Por fim, o número 86 significa o índice da carga do pneu, ou seja, ele diz o quanto de peso o pneu aguenta.Aqui, um pneu 86 suporta 530 kgs; como são usados quatro deles num automóvel, ele suporta 2.120 kgs – um peso de carro popular.

Existem sites de venda de pneus online que fornecem os tamanhos ideais de aros de pneus conforme a marca do seu carro.

Como Cuidar dos Pneus do seu Carro

Para que os seus pneus durem mais, é importante mantê-los calibrados no nível correto informado no manual do proprietário, assim como fazer o alinhamento e balanceamento periodicamente.

A calibragem deve acontecer a cada 15 dias. Tente memorizar o nível de calibragem para facilitar esse processo.

O modo de dirigir também conta: evite aceleradas e freadas bruscas. Vá com calma.

Dicas para a Hora de Trocar os Pneus Desgastados

pneuMesmo tomando esses cuidados necessários, eventualmente chega o momento da troca dos pneus por simples desgaste.

Uma dica para reduzir o impacto no orçamento é trocá-los aos poucos: compre apenas dois e posteriormente substitua os outros dois.

Lembre-se de que o eixo traseiro tem a preferência dos pneus novos. Aproveite e coloque bicos e válvulas novos também.

Inovação: Pneus Verdes

Recentemente a marca de pneus Pirelli lançou no mercado os chamados “pneus verdes”.

Eles contam com a tecnologia Novateck, desenvolvida especialmente para sua própria reconstrução. Ou seja, ao adquirir o produto, o consumidor, através de reformadores credenciados pela empresa, pode reformar o seu pneu quando desgastes ocorrerem.

A marca oferece a mesma qualidade do produto original e garantia de fábrica até a terceira reforma do seu pneu. É um diferencial que a empresa buscar perante os seus clientes e uma forma sustentável de contribuir com o meio ambiente.

Por enquanto pneus verdes são usados apenas em caminhões e ônibus.

Autoria: Texto elaborado com apoio da equipe da Ítaro.