É preciso que você proteja sua casa toda vez que for viajar. Afinal, com a ausência dos moradores a movimentação diminui e alguns riscos incidem sobre o seu lar com mais força. Como fica a segurança da casa?

Seja durante as férias ou mesmo num feriado rápido, residências vazias podem chamar a atenção de criminosos. Roubos e furtos são mais comuns.

Confira a seguir dicas que podem fazer uma grande diferença na hora de se ausentar.

Aposte na Tecnologia

É claro que você pode contar com a ajuda de porteiros, seguranças, vizinhos e familiares para ficar de olho na sua casa quando for viajar. Caso você tenha animais de estimação, é provável que alguém a visite diariamente para alimentá-los.

Ainda assim ninguém estará 24 horas por dia vigiando diretamente o seu lar. E criminosos sempre podem render pessoas para conseguir entrar lá.

Existem algumas alternativas tecnológicas perfeitas para dar conta do recado sem a necessidade de contar com pessoas. E é disso que este artigo se trata.

proteja sua casa

Todos os sistemas a seguir podem ser integrados a aplicativos que permitem que o morador veja de onde estiver. Assim ele poderá verificar a ordem da casa sempre que quiser.

Proteja sua Casa: Sistema de Alarme Ainda é uma Boa Ideia

Embora muito antigo, o sistema de alarme se atualizou com o tempo e ainda consta como um dos principais aliados na hora de proteger sua casa.

Quando houver alguma ocorrência fora do habitual ele vai disparar, alertando os técnicos para a necessidade de uma providência emergencial.

A menos que os invasores possuam a senha de silenciamento do alarme, ele continuará a tocar até alguém chegar.

Monitoramento por Câmeras

camera casaOutro recurso bem conhecido é o monitoramento por câmeras. Por si só sua presença já consegue inibir possíveis invasores.

Caso ainda assim alguém ousar agir contra a sua residência, a equipe de vigilância poderá observar a ação e partir imediatamente para o local.

Além disso, as imagens gravadas ficam disponíveis para consultas posteriores, caso alguma coisa aconteça e nada seja feito na hora. Policiais contam muito com isso na hora de resolver crimes.

As câmeras devem ser instaladas em todos os acessos à casa, das portas às janelas. Você também poderá instalar algumas dentro de casa.

Rondas Virtuais

A ronda virtual também se utiliza de câmeras. No entanto ela foca na rua, fiscalizando o espaço à distância.

Ela substitui a presença de segurança quando, durante uma ronda pela vizinhança, se afaste da sua casa.

Como os bandidos costumam não notar as câmeras, pois são instaladas mais longe da casa ou apartamento, a equipe de segurança já poderá ficar alerta e se antecipar a uma ação criminosa caso note algum movimento estranho.

Proteja sua Casa de um Incêndio

proteja sua casaSensores para detecção de fumaça são altamente desejáveis. Não é preciso estar em casa para causar um incêndio. Às vezes um pequeno curto num eletrodoméstico poderá gerar faíscas perigosas.

Aliás uma precaução importante é tirar da tomada todos os aparelhos da casa.

O detector identifica um início de incêndio e aciona técnicos que podem providenciar ajuda antes de se formar uma catástrofe.

Outras Dicas para Proteger sua Casa

Desligue a energia da garagem automática. Existem controles universais que podem tranquilamente acioná-la, caso estejam ligadas à eletricidade.

Isso facilita a entrada de invasores.

Já que você vai desligar os eletrodomésticos da tomada, pare de fazer compras dias antes da viagem. Jogue fora tudo o que estiver na geladeira e higienize-a.

proteja sua casaDeixe no máximo o freezer ligado.

Feche o registro de água. Isso evitará que haja alagamentos caso exista um vazamento desconhecido.

Tire o lixo e desinfete-o. Faça o mesmo com pias, vasos sanitários, banheiras e box de banho.

Feche bem as torneiras e tampe todos os ralos. Coloque as telas mosquiteiras. Isso evitará o surgimento de insetos e larvas.

Suspenda a entrega de jornais e revistas. Quando eles empilham sobre a soleira da porta estão avisando que não há ninguém em casa há dias.

Desligue a campainha. Se um ladrão tocá-la e ninguém atender, vão confirmar que você viajou. Caso aperte a campainha e não exista som, ficará na dúvida se ninguém atender.

Objetos e documentos de valor vão para um cofre à prova de incêndios. Ou para o cofre do banco.

Deixe o seu telefone com algum vizinho ou porteiro. Assim você estará acessível caso algo aconteça.

Caso você more perto do mar, confira aqui dicas adicionais para manter sua casa bem protegida da maresia enquanto estiver fora.