Proteja seus Eletrodomésticos da Ferrugem

Escrito por

A corrosão por ferrugem pode ser mais intensa em cidades costeiras, mas continua sendo uma ameaça em qualquer outra região mais úmida.

Qualquer mudança de temperatura, por exemplo, pode gerar condensação da água do ar, transformando-a em líquido.

No caso da maresia, ela é composta por gotículas de água do mar no ar. Às vezes forma um nevoeiro e é bem evidente; no entanto, em outras ela é bem sutil, mas está por toda parte.

Quem tem casa na praia ou mora em cidades costeiras bem sabe disso – até porque frequentemente a maresia acaba atacando objetos feitos de – ou com estrutura de – metal.

As corrosões, que são processos espontâneos, acabam acontecendo, danificando esses itens. Elas ocorrem quando as substâncias contidas no mar (o cloreto e o sulfato) são levadas a essas superfícies pela maresia e entram em contato com o oxigênio.

No caso das residências em áreas urbanas, onde a poluição se junta, esse processo também ocorre, ainda que talvez em menor velocidade.

Conheça a seguir algumas dicas sobre como evitar que a maresia danifique seus eletrodomésticos.

Evitando a Ferrugem em Aparelhos Eletrodomésticos

limpeza-fogaoA melhor forma de evitar a corrosão é simplesmente substituir os aparelhos eletrônicos de metais comuns pelos de peças inoxidáveis.

Se isso não for possível, o ideal é que eles sofram manutenção anual e recebam uma pintura especial para evitar enferrujar. Isso pode ser feito com uma base conhecida como zarcão.

Na sequência, deverá receber uma camada de tinta esmalte. Mesmo um simples esmalte de unhas pode ser eficaz a curto prazo. O importante é evitar que essa ferrugem se espalhe.

A superfície de eletrodomésticos, como geladeiras, lavadoras, microondas, batedeiras, liquidificadores e fogões, é possível evitar danos causados pela maresia lixando a parte danificada e aplicando uma camada fina de vaselina líquida, ou cera.

Para aumentar a proteção, sempre que possível cubra-os com capas feitas de tecido com tramas fechadas.

Ligar os aparelhos e equipamentos regularmente é outra dica. A prática oferece uma resistência maior aos eletrodomésticos e evita o acúmulo de umidade no interior deles, o que minimiza os efeitos da maresia.

Outras Medidas Contra a Maresia em Objetos Eletrônicos

maquina-de-lavarÉ importante eliminar as partículas de maresia que aos poucos se acumulam por toda parte.

Uma dica é limpar seus eletrodomésticos com um pano úmido com água doce (sim, com açúcar), e depois enxaguar com um pano com água normal e sabão neutro. Repita a operação quinzenalmente.

Não instale seus eletrodomésticos maiores em áreas abertas. Se a sua área de serviço está numa área externa, por exemplo, ela no mínimo deve ter telhado.

E atenção: você não precisa ter vista pro mar para que seus objetos sofram com a maresia. Cidades vizinhas, localizadas mais para o interior do continente, podem ser afetadas também.