Traças de  roupas (Ordem Lepidoptera)

 

As traças das roupas são pequenas mariposas pertencentes à família Tineidae, da Ordem Lepidoptera, sendo o gênero Tinea o de maior importância econômica em áreas urbanas.

Diferentemente das traças dos livros, as traças das roupas possuem um desenvolvimento biológico chamado metamorfose completa, ou seja, dos ovos nascem as lagartas (fase jovem) completamente distintas da fase adulta (mariposa).

Em algumas espécies, as lagartas tecem um pequeno estojo achatado e elíptico para sua proteção.
Dentro deste invólucro protetor, a lagarta se desenvolve alimentando-se avidamente de uma infinidade de materiais como tapetes, roupas de lã, tecidos, estofamentos, entre muitos outros.

São facilmente identificáveis ao serem vistas deslocando-se pelas paredes ou armários residenciais.
A lagarta, após algum tempo, transforma-se em pupa e logo depois em mariposa, fase adulta alada e com capacidade reprodutiva.

 Traças de produtos armazenados (Ordem Lepidoptera)

São muitas as pragas encontradas em grãos, como milho, trigo e arroz e em diversos produtos armazenados como, frutas e cogumelos secos, farinhas e derivados, cereais matinais, biscoitos, chocolates, entre outros.

Os principais gêneros encontrados infestando grãos e produtos armazenados são Plodia, Ephestia e Cadra.

As traças destacam-se como pragas importantes, pois se desenvolvem em alimentos, destruindo-os e contaminando-os com suas fezes, fragmentos do próprio corpo (escamas de asas, pernas e o próprio inseto morto) e fios de seda característicos.

As lagartas de muitas espécies de traças deixam rastros de sua passagem pelos alimentos, através da secreção de fios de seda, semelhantes a “teias”, que servem para a melhor locomoção pelo alimento e proteção quando próximo da pupação.

Algum tempo após a pupação, a mariposa adulta (macho ou fêmea) emerge, realiza o acasalamento e segue seu ciclo, colocando ovos, infestando novos alimentos ou reinfestando o próprio substrato de origem.

As pequenas mariposas são de coloração pálida, pouco vistosas, variando de espécie para espécie.
O ciclo biológico das traças de produtos armazenados é variado, dependendo da espécie infestante, da temperatura, umidade relativa do ar, alimento, dentre muitos outros fatores.
Normalmente os ciclos se completam em tempo relativamente curto, variando entre algumas semanas a poucos meses.

Traça da roupa (comum)

Aspecto

Adulta – 6- 8 mm de comprimento. Asas dianteiras de cor castanho dourado brilhante, sem marcas. Bordo posterior das asas fortemente rendilhado.

Larva – at 10 mm de comprimento. Cor creme, com cabeça castanha dourada. Vive num tubo de seda, muitas vezes com 10 a 15 vezes o comprimento do corpo.

Crisálida – Cerca de 6 mm de comprimento.
Ciclo de vida

Normalmente, demora cerca de 6 semanas a passar do ovo ao estado adulto.
Pode durar 10 a 18 meses, se houver poucos alimentos ou temperaturas frias.

Hábitos

No estado adulto não se alimenta. Caminha mais do que voa, evita a luz.
Buracos irregulares nos tecidos.

fontes: Rentokil  –  Francisco José Zorzenon – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal