Prevenção e controle!

 

A prevenção e o controle de traças, de um modo geral, dependem do monitoramento constante, ficando-se atento ao início da infestação, sempre mais fácil de ser controlada.

Para as traças dos livros e das roupas, devemos evitar o acúmulo de papéis velhos, manter livros e revistas em locais adequados e limpos, evitar pontos de umidade (principalmente em gabinetes escuros de pias), evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados, manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó, inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis, manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

Roupas atacadas poderão ser colocadas em sacos plásticos e dispostas em freezer por alguns dias, matando os ovos e traças (ou insetos) infestantes.

Alimentos contaminados ou suspeitos do ataque de traças deverão ser descartados.

Em infestações muito severas, o uso de determinados produtos inseticidas domissanitários, aplicados por uma empresa profissional controladora de pragas, certamente será a opção mais viável de controle.

Medidas preventivas para controle de traças e falsas traças

1 – Remover frequentemente a poeira dos móveis, estantes, quadros, cortinas e tapetes.

2 – Evitar o acúmulo de papéis e roupas velhas, guardando-os em locais protegidos e submetidos à limpeza constante.

3 – Vistoriar frequentemente, gavetas e móveis onde estejam guardados tecidos, roupas de cama e roupas de lã.

4 – Guardar cereais e massas alimentícias em recipientes fechados.

Traças e carunchos: risco de perdas na pós-colheita

Pequenos? Sim. Danosos? Com certeza. São muitas as espécies de pragas encontradas em silos e armazéns graneleiros.
Dentre elas, podem-se destacar alguns tipos de insetos responsáveis por perdas que, segundo a Embrapa, podem alcançar até 10% do rendimento total dos grãos armazenados.

Adaptáveis, estes insetos assumem características de acordo com o ambiente e podem causar danos diretos – por meio da perfuração e consumo dos grãos – e indiretos, facilitando a entrada de fungos e contaminação dos produtos.

Entre os principais insetos de grãos e subprodutos armazenados, destacam-se os gorgulhos, também conhecidos como carunchos, e as traças.
Os primeiros, muito resistentes, movimentam-se pelos ínfimos espaços entre os grãos; já as traças, mais frágeis, permanecem nas áreas mais superficiais dos grãos.

Para o tratamento dos grãos, é fundamental também a utilização produtos devidamente registrados, manuseados por profissionais capacitados, além de mecanismos de avaliação periódica.