Ratos e Camundongos

 

Mus musculus, conhecido como camundongo, costuma habitar áreas internas, apresenta habito noturno, tem em média dentre 6 a 9 cm, orelhas relativamente grandes em relação ao corpo, apresenta coloração que varia de cinza a castanho escuro (às vezes branco).

Tem longevidade entre 10 meses à 6 anos, a gestação dura cerca de 19 dias, podendo ter uma ninhada de 6 filhotes e entra no cio 8 vezes ao ano.

Habita o interior dos móveis, despensas e armários, é hábil escalador, podendo cavar tocas, seu raio de açãoé em torno de 3 a 5 metros.
É onívoro, preferindo grãos e sementes.
Diferente das outras duas espécie, o camundongo é extremamente curioso, possuindo hábitos exploratórios.

Rattus norvegicus, ratazana ou rato de esgoto, chegam a pesar cerca de 400 gramas, com 22cm de corpo e 11 cm de cauda, apresentando coloração castanho amarelado com alguns pelos pretos no dorso, vivem em torno de 6 a 13 meses, a gestação dura em torno de 23 dias, e a ninhada apresenta cerca de 8 filhotes.

Habita tocas e galerias no solo próxima de córregos, lixões, interior de edificações.
É hábil nadador e escavador.
Seu raio de ação é de cerca de 50 metros em volta das tocas, onde deixam trilhas com manchas de gordura, fezes e pêlos.
São onívoros mas preferem grãos, carnes e frutas.
Apresentam desconfiança à mudança no ambiente, preferindo locais pouco movimentados.

Rattus rattus, conhecido como rato preto ou rato de telhado, apresenta o focinho afilado, tem coloração que varia de cinza até preto, a sua cauda é maior que o corpo, mede cerca de 17 –20 cm, a gestação é de 22 dias, a ninhada de 7 filhotes e sua longevidade varia de 6 a 13 meses.

Habita forros, sótãos, paióis, silos, podendo ainda viver em árvores.
É comum no interior de domicílios. É hábil escalador e raramente escava tocas.
Seu raio de ação é em torno de 60 metros. Por onde costuma passar, deixa manchas de gordura, pêlos e fezes.
Prefere como alimentação legumes, frutas e grãos e, como a ratazana, apresenta grande desconfiança a mudanças no ambiente.

Inspeção e identificação

Inspeção :

Inspeção da área a ser controlada, com levantamento e anotação da situação encontrada (localização e números de tocas, trilhas, acesso a alimentos, etc).
Estas informações são fundamentais para orientar medidas de controle.

Identificação :

A identificação da(s) espécie(s) de roedor a ser controlada é fundamental, pois as diferenças biológicas e de comportamento determinarão as estratégias de controle.

Como aparecem ?

O aparecimento dos roedores, como de todas as pragas urbanas segue a regra dos “3 A”, isto é, é conseqüência da disponibilidade de abrigo, água e alimento.

A presença de trilhas, galerias, ninheiras, manchas de gordura na parede, roeduras, tocas, rastros e fezes são instrumentos para identificar e estimar a população de ratos.

Anti-ratização:

São medidas que visam dificultar ou mesmo impedir o acesso, instalação e proliferação de ratos em uma determinada área.
Estas medidas consistem basicamente em eliminar as fontes de alimento, abrigo e água para os ratos.