Tratamento contra cupins

É frequente o uso do querosene na tentativa de eliminar os cupins.

Esta pratica é extremamente perigosa e hoje combatida por todas as instituições voltadas para a saúde ambiental.
O querozene é tóxico por tanto é prejudicial para a saúde do aplicador e dos moradores ou freqüentadores do local (residência, comércio, industria, etc.), tem odor desagradável e é altamente inflamável.

O ideal e mais aconselhável é que se usem cupinicidas de laboratórios idôneos.
O mais recomendável ainda é a escolha por produtos ecológicamente corretos.
Um dos produtos existentes no mercado e que atendem a estes paramentros é o Politrox.

O uso do cupinicida doméstico também apresenta a vantagem de ser mais prático porque a embalagem possui um tubinho plástico que é introduzido nos furinhos, penetrando melhor nos túneis por causa da força do spray.

“O sucesso do tratamento é a perseverança na aplicação, na observação de novo ataque e na repetição do produto, sempre que se perceber a presença de fezes.”

Qual a melhor forma de erradicar o problema?

É utilizar a estratégia adequada para cada caso. No caso das brocas e dos cupins de madeira seca, os tratemnto devem ser direcionados às peças atacadas com a finalidade de exterminar os insetos existentes na madeira e impedir a reinfestação.

Existem no mercado produtos eficázes para erradicar cupins, mas que não devem ser usados domésticamente, como a Deltametrina, o Cloropirifós, o Fipronil e o Imidaclopride, pretencentes ao grupo dos piretróides sintéticos, dos organofosforados, dos fenil-pirasóis e dos neonicotinoides, respectivamente que são os produtos mais usuais no controle de cupins em edificações

Querosone mata cupim? E fogo?

O querosene mata cupim mas não previne de um ataque futuro por não ter ação residual, como acontece com os preservativos para madeira. Esses contém o agente inseticida dissolvido num solvente, que pode até ser querosene.

Mas eles matam cupim tanto por ingestão como por contato, e o agente inseticida permanece na madeira após a evaporação do solvente, permanecendo a ação residual. Se a madeira atacada for queimada todas as formas de insetos morrerão.

Esses produtos injetávies que prometem acabar com o problema são eficazes?

Os produtos injetáveis existentes no comércio são eficientes para controlar a infestação de cupins de madeira seca ou de brocas de madeira.

O controle dos cupins subterrâneos requer, além do tratamento de madeiras atacadas, o tratamento do solo com inseticidas emulsionáveis em água, sendo disponíveis no mercado inseticidas do grupo dos piretróides sintéticos , dos fenil-pirazóis e dos neonicotinóides.

Existe algum risco em se tratar domésticamente o problema

Sim. O principal risco é ustilizar produtos inadequados, como o querosene, e a estratégia inadequada, como tratar apenas os componentes de madeira no caso de infestação de cupins subterrâneos, suprimindo o tratamento de solo.

Após o tratamento, quanto tempo deve-se ficar fora do local?

Deve-se ficar fora do local tratado enquanto persiste no ar os vapores dos produtos utilizados no tratamento e isso dependerá do tipo e da intensidade do processo empregado.

No caso dos dormitórios, recomenda-se que estes sejam liberados para dormir na noite posterior ao tratamento.

Quando existe cupim em edifício deve-se tratar todos os apartamentos?

Quando há uma infestação de cupins subterrâneos distribuida de forma ampla em um edifício, deve-se procurar tratar todos os apartamentos.

Quando a infestação é restrita a alguns setores do edifício, pode-se executar tratamentos estratégicos apenas para a área afetada, exatamente com a finalidade de impedir a disseminação generalizada dos cupins pelo prédio.