– Cuidados na cozinha:

Mantenha os alimentos bem fechados.
Mantenha a cozinha sempre bem ventilada e limpa especialmente panos de pratos e armarios.

Um pano úmido com vinagre passado regularmente no chão e nas paredes, é um grande desinfetante, barato e eficiente contra os acaros.

O ácaro que vive na cozinha também provoca as reações alergicas (dermatites, rinites e asma) mas é bem diferente do encontrado nos outros ambientes da casa, (o acaro de cozinha se alimenta de restos de comida).

– Cuidados no banheiro:

Mantenha o banheiro ventilado e seco

Elimine focos de infiltração e manchas de bolor

Coloque as toalhas diariamente para secarem ao sol e as troque duas vezes por semana.

Deixe os pacotes de algodão e cotonetes bem fechados.

Passe um pano úmido com vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água) na bancada, na privada, no chão e nas paredes.

– Eliminação do pó: o uso do aspirador:

O quarto de dormir é considerado como local de eleição para a limpeza do pó.
No entanto as outras dependências da casa não devem ser esquecidas, particularmente aquelas onde os doentes alérgicos passam mais tempo.

A limpeza regular (pelo menos duas vezes/semana) e cuidadosa do quarto (pavimento, tapetes, sofás, colchão e estrado) com aspirador é importante.
Já a aspiração dos capachos é pouco eficaz na redução dos ácaros que vivem no seu interior.

Os aspiradores com filtro HEPA (high efficiency particulate air) são mais eficazes que os aspiradores clássicos na luta anti-ácaros e devem ser recomendados.

A utilização de aspiradores dotados de sistemas de lavagem a água ou a vapor de água, que nalguns casos podem também utilizar acaricidas e/ou detergentes tem apresentado resultados divergentes.

 – Medição:

Os ácaros são os responsáveis pela maioria dos casos de rinite e asma alérgica perene, tendo também um papel importante na dermite atópica.

A forma de “medir” a saúde de um local é através de exames microbióticos de placas de “Petri”, as quais são espalhadas pelo ambiente, ou então através de amostragem usando um aparelho chamado Impínger.
No entanto, para a realização de tal estudo é necessária a ajuda de um profissional competente, o que leva ao aumento do custo.
Assim, só é feito em indústrias que precisam de um controle rigoroso do ar.

A utilização do aparelho chamado “Sterilair” é uma outra maneira de se combater os ácaros, sendo que o problema apresentado por este método é a área do local. Isto é, dependendo do ambiente será necessário mais de um destes aparelhos para que se chegue ao resultado desejado.

Fonte: www.cecae.usp.br
Fonte:www.spaic.pt