Como capturar escorpiões?

Além de medidas como a redução das vias de acesso e da oferta de alimentos, ao primeiro sinal da presença de escorpiões os Centros Municipais de Controle de Zoonoze devem ser contatados.

Estes centros dão orientações seguras e fazem a inspeção, limpeza e captura de escorpiões no local.

Captura

Os escorpiões devem ser capturados invertendo-se um recipiente (como no caso das aranhas), podendo utilizar um graveto para auxiliar o procedimento, pois eles não saltam.

Pode-se também improvisar uma pinça com taquara ou bambu (pinça de Bücherl):

Corte um gomo de bambu e abra uma fenda até o nó, introduzindo em seguida uma rolha de cortiça que irá manter as hastes afastadas.

 

 

Capture-o segurando-o pela cauda com o auxílio da pinça.

Assim evitará possíveis picadas, pois os escorpiões não lançam veneno a distância

 

 

Observações:

Nunca utilize sacos pláticos para aprisionar os animais.

Nestes casos, as fugas e acidentes são inevitáveis.

Procure também a Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) mais próximo para a entrega de escorpiões, pois este fará a notificação e enviará ao Instituto Butantan de São Paulo, dentro do plano de controle de escorpiões.

O Instituto Butantan também fornece caixas para o transporte de escorpiões, que são usadas para grandes quantidades de animais e não têm divisões, pois eles podem ficar todos juntos.

Convém colocar bagaço de cana úmido ou cascas de árvores presos às paredes internas das caixas. Nestas condições, os escorpiões podem permanecer até oito dias.

fonte: Manual de Fornecedores do Instituto Butantan