Os Perigos do Kit Berço

Escrito por

A notícia cai como uma surpresa para os futuros mamãe e papai. O tradicional kit berço, item tão sonhado do enxoval do bebê, é desaconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Descubra os motivos a seguir – e conte com algumas alternativas aos protetores de berço, rolinhos e almofadas.

Kits berço foram concebidos com a melhor das intenções: proteger o bebê quando de mexe. Eles evitam, por exemplo, que a criança prenda os bracinhos ou perninhas entre as grades do berço. No entanto, outros riscos são ainda maiores.

Como o Kit Berço Coloca o Bebê em Risco

Bebês muito pequenos, sem autonomia alguma, podem rolar para o lado e encostar o rosto numa almofada (seja ela fofa ou não), num rolinho ou no próprio protetor de berço. Como não conseguem se desvirar sozinhos, poderão acabar sufocando.

berçoSe você entende que os rolinhos são importantes para manter a criança no lugar, posicione-o próximo ao tronco do pequeno, e nunca na altura da cabeça. Os demais itens podem ser eliminados.

Quando seu filho cresce mais um pouco e chega à fase oral – aquela onde coloca tudo na boca -, detalhes como botões e fitas para dar laço e prender o protetor de berço, podem acabar na boca dele. Se engolirem, é hospital na certa.

Além disso, no momento em que tentam ficar de pé sozinhos, o kit berço pode ser usado para que a criança escale, muitas vezes resultando em quedas. Rolinhos, almofadas e o próprio protetor de berço o ajudarão a ficar mais alto e ereto, a ponto de superar a altura da grade.

Uma pequena batida no berço ainda é melhor do que correr todos esses riscos.

Alternativas para Tornar o Berço Mais Seguro

tela protetora para berçoA ordem, de fato, é limitar a arrumação do berço do bebê aos lençóis, mantas e um travesseiro pequeno.

Se você ainda quiser apostar numa alternativa ao protetor de berço, procure por telas de proteção para as grades. Elas são feitas de uma telinha vazada, que não causa sufocamentos.

Sua principal função é evitar que os braços e pernas da criança passem pelas grades e fiquem presas.