Pendurar ou Dobrar? Como Guardar as Roupas do Jeito Certo

Escrito por

A dúvida é frequente: como guardar as roupas? Pendurá-las em cabides ou dobrá-las para caberem em gavetas? Vai depender, principalmente, do tipo de tecido. E se tiverem que ser penduradas é fundamental escolher o cabide certo para cada peça. Tire suas dúvidas no nosso artigo a seguir.

Pendurar no Cabide ou Dobrar? Tipos de Tecido e Modelos de Roupas

Antes de mais nada é necessário saber qual o tecido da sua peça. A regra geral é evitar pendurar roupas que esticam com o passar do tempo.

roupa dobradaAs malhas, por exemplo, precisam ser dobradas ou enroladas. Elas podem deformar no ombro e na gola, e se alongar nas mangas e barra caso estejam em cabides. Afinal, são feitas de fibras sintéticas e elastano.

Aqui entram a lã fina, o poliéster, a lycra, a flanela, o tricô e o crochê.

Os chamados tecidos planos, tais como algodão, brim, cetim, seda, linho e viscose, podem ser pendurados. Eles são mais rígidos.

O couro e a camurça também precisam do cabide – até porque podem até mofar caso sejam dobrados.

Peças que Devem ser Dobradas

Lingerie, meias, cuecas, biquínis, maiôs, sungas e roupas para praticar esportes devem ser dobradas em rolinhos e acomodadas em gavetas. O mesmo para pijamas, camisolas e camisetas.

Atenção aos sutiãs, que não devem ser dobrados demais pois podem deformar.

O Que Pendurar no Cabide

Vestidos devem ser pendurados no closet. A menos que sejam de malha sensível. Utilize pregadores de roupa para fixar modelos de alcinha nos cabides. Ou então adote cabides de veludo, que não escorregam. O mesmo serve para blusas de tecido plano.

Camisas pólo também ficam melhores em cabides. Apesar de serem de malha, ela é armada o suficiente para não deformar. As golas ficam em forma.

Calças precisam ser penduradas em cabides mais resistentes, pois costumam ser mais pesadas. Mas se não houver espaço no seu guarda-roupas não se preocupe. Elas também podem ser guardadas em gavetas.

Saias, shorts e bermudas devem ser penduradas em cabides que já vem com presilhas. Se o tecido for fino, utilize proteções de veludo ou silicone para as presilhas não marcarem.

Blazer, camisas, jaqueta e paletó precisam necessariamente serem pendurados. Use cabides de madeira para peças mais pesadas. Para paletós, adote os com ombros mais largos.